CBDA - CBDA realiza 1º Painel de Governança com presença de Gustavo Borges e Fabiana Bentes
CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

CBDA

16/05/2018 13:03:49

CBDA realiza 1º Painel de Governança com presença de Gustavo Borges e Fabiana Bentes


Evento foi realizado na sede da CBDA

Foto: CBDA/Divulgação CBDA realiza 1º Painel de Governança com presença de Gustavo Borges e Fabiana Bentes
16/05/2018 13:03:49

(Rio de Janeiro, 16 de maio de 2018) A sede da CBDA, no Rio de Janeiro, recebeu, nesta quarta-feira (16), o 1º Painel de Governança da entidade. O evento contou com a presença do medalhista olímpico Gustavo Borges, da presidente do Sou do Esporte, Fabiana Bentes, além grande presença de atletas, técnicos e dirigentes de saltos ornamentais e ex-atletas de diversas modalidades aquáticas.

O objetivo do Painel de Governança é apresentar e debater os avanços necessários para melhorar os níveis de inovação e transparência na CBDA. Por isso, foram convocados Gustavo Borges e Fabiana Bentes, além de todos os integrantes da comunidade aquática do Brasil. O evento também foi transmitido via Facebook e está disponível na página da CBDA. Clique aqui e reveja o evento.


Para o presidente da CBDA, Miguel Carlos Cagnoni, o painel foi uma grande oportunidade para que todos pudessem entender, debater e analisar o que é governança e qual será a contribuição de cada um para que a Confederação consiga evoluir neste ponto.

“É um evento que demonstra o que a gente vinha falando na campanha sobre transparência. Convocar esse painel e falar sobre as novas normas de gestão, governança e compliance que devem ser aplicados na Confederação, com esse envolvimento que tivemos hoje, é muito importante para o esporte. O Gustavo e a Fabiana contribuíram muito, participaram dos debates e tiveram uma posição bem ativa. Foi uma reunião plural e é isso que precisamos”, disse.


Dono de quatro medalhas olímpicas e bastante envolvido em gerenciamento esportivo, Gustavo Borges acredita que o painel foi um ponto de partida para a construção de um novo modelo de gestão na CBDA.

“Achei muito bom. O caminho é esse em termos de discussão. Tiveram vários pontos que pudemos discutir. Foi um passo muito importante para a construção de uma CBDA diferente. O resultado para a instituição é magnífico. Você tem mais transparência e governança, trabalhando as pessoas que vão ser diretamente atingidas que são os atletas no futuro”, falou.

A presidente do Sou do Esporte, Fabiana Bentes, também esteve no evento e expôs suas ideias durante as três horas de painel. Ela falou da importância do evento para a gestão no esporte e acrescentou sobre o novo momento da CBDA.

“Tratando-se de CBDA, é ainda mais importante (ter um evento como este). Desde que lançamos o prêmio Sou do Esporte, em 2015, a CBDA era uma instituição que nunca se abriu aos processos de governança e sua própria análise de como está neste processo. Vejo com muito bons olhos essa forma que o presidente Miguel de trazer todos para a mesa, com esse entendimento, mas o processo iniciou e, agora, precisa dar vida”, concluiu.

Clique aqui para baixar a apresentação do Gerente de Governança, André Teixeira.

Clique aqui para baixar a apresentação do Diretor Geral de Esportes, Renato Cordani.


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA