CBDA - Palavra do Presidente - Miguel Carlos Cagnoni
CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

CBDA

03/08/2018 10:26:36

Palavra do Presidente - Miguel Carlos Cagnoni


Palavra do Presidente

Foto: CBDA/Divulgação Palavra do Presidente - Miguel Carlos Cagnoni
03/08/2018 10:26:36

(Rio de Janeiro, 3 de agosto de 2018) Olá, comunidade aquática! Chegamos ao fim de julho, um mês onde tivemos muitos títulos importantes e muito trabalho a se fazer. Ao fim destes 31 dias, tenho cada vez mais certeza de que estamos no caminho certo e construindo cinco modalidades mais fortes para o futuro.

O mês começou com grande desempenho da Natação do Brasil. Na disputa do Torneio Sette Colli e do Aberto de Paris, os nadadores brasileiros mais uma vez deram um show. Foram mais de 50 medalhas, recordes pessoais, sul-americanos e uma perspectiva muito boa para o Campeonato Pan-Pacífico de Natação agora em agosto. Parabéns aos atletas e boa sorte em Tóquio.

Também neste mês, os atletas do Pólo Aquático foram brilhantes. Nada mais, nada menos do que o título e o vice-campeonato Pan-Americano sub-19, com direito a vitória histórica sobre os Estados Unidos, título de melhor atleta para Rafael Vergara e melhor goleira da competição para Thatiana Pregolini. 

Não podemos esquecer um dos nossos maiores focos: as categorias de base. Por isso, em julho, o nosso medalhista olímpico e gerente-geral de esportes da CBDA, Ricardo Prado, iniciou as “Clínicas Brasil Afora”, que é resultado de uma parceria entre a Confederação e a Fina e visa a capacitação dos treinadores das categorias de base do Brasil.

Também em julho, fui a Suíça para a solenidade de inauguração da nova sede da Federação Internacional de Natação, onde também foi celebrado o aniversário de 110 anos da entidade. Lá, pude me aproximar de presidentes de outras confederações, viabilizando e enaltecendo o nome do Brasil, que já é tão forte no cenário internacional. 

Volto em setembro com mais novidades e, com certeza, mais títulos e medalhas para o Brasil!


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA