CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

CBDA

03/10/2018 16:16:52

Palavra do Presidente - Miguel Carlos Cagnoni


Palavra do Presidente

Foto: CBDA/Divulgação Palavra do Presidente - Miguel Carlos Cagnoni
03/10/2018 16:16:52

(Rio de Janeiro, 3 de outubro de 2018) Olá, comunidade aquática! O mês de setembro foi muito especial para as nossas cinco modalidades. Tivemos a 50ª edição do Troféu Chico Piscina, o título mundial matematicamente garantido de Ana Marcela, além dos Campeonatos Brasileiros de Maratona Aquática e de Nado Artístico.

Não podemos começar a falar de setembro sem exaltar a 50ª edição do Troféu Chico Piscina. A competição, que é a mais tradicional das categorias de base da Natação, foi um grande sucesso. Tivemos grandes marcas, resultados e temos que enaltecer o recorde de medalhas de ouro alcançado por Murilo Sartori. Ele, agora, possui dez medalhas igualando Lucas Salatta. Nós da CBDA precisamos agradecer à Associação Esportiva Mocoquense, à Federação Aquática Paulista, aos Correios, aos treinadores, atletas e pais por fazer com que essa edição especial do Troféu Chico Piscina tenha sido tão bem sucedida.

O mês de setembro também foi muito bom nas Maratonas Aquáticas. Em especial, para a nossa multicampeã Ana Marcela Cunha. Em praticamente todos os meses que escrevo a palavra do presidente, falo de Ana Marcela e com muito merecimento. Desta vez, a nossa grande atleta se tornou, matematicamente, campeã do Circuito Mundial da Fina de Maratonas Aquáticas. Ela agora só precisa participar da etapa de Doha para arrematar mais um troféu. Parabéns à Ana e ao seu treinador Fernando Possenti, que realizam um grande trabalho visando os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Ainda nas Maratonas Aquáticas, o Campeonato Brasileiro e a Copa Brasil foram realizadas em Palmas, no Tocantins. A estrutura oferecida pela Federação Aquática do Estado do Tocantins, no Lago de Palmas, foi espetacular, somado a um cenário que só aquela região é capaz de proporcionar. Mais uma vez parabéns a todos que participaram da organização, aos atletas, clubes e técnicos que são a essência do nosso trabalho.

Em setembro, tivemos também o Campeonato Brasileiro Interclubes de Nado Artístico, realizado na excelente estrutura do Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo. Atletas das categorias infantil e juvenil estiveram durante três dias na competição e demonstraram que as categorias de base da modalidade estão sendo muito bem trabalhadas em seus clubes. Temos de agradecer também ao CBC que realizou a competição em parceria com a CBDA.

São Paulo também recebeu, em setembro, o Campeonato Brasileiro Interclubes sub-17 de Pólo Aquático. Mais uma vez em parceria com a Liga PAB e o CBC, a competição reuniu meninos e meninas que, com toda certeza, estarão figurando nas seleções principais da modalidade daqui algum tempo. Parabéns a ABDA que venceu tanto no masculino, quanto no feminino e aos demais clubes pelo empenho e trabalho.

Em outubro eu volto com mais novidades da CBDA!

Miguel Cagnoni


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA