CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

CBDA

09/01/2019 13:51:19

Palavra do Presidente - Miguel Carlos Cagnoni


Palavra do Presidente

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA Palavra do Presidente - Miguel Carlos Cagnoni
09/01/2019 13:51:19

(Rio de Janeiro, 9 de janeiro de 2019) Olá, comunidade aquática! Chegamos em 2019 com fôlego total para iniciar mais uma temporada com o que melhor podemos fazer neste ano que se inicia. Ano este que é tão importante para os nossos atletas visando os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

A gente começa 2019 com um grande desafio: recebemos a missão de organizar e executar a Copa UANA de Pólo Aquático. A competição, que é seletiva para tão esperado Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Gwangju, na Coréia do Sul, será realizada em São Paulo, no Sesi Vila Leopoldina e terá as seleções dos Estados Unidos, Canadá, Argentina e Cuba. Os nossos times masculino e feminino vão em busca de uma vaga na principal competição do ano.

O mês de janeiro também marca o retorno dos treinos das Seleções de Nado Artístico. As atletas da seleção brasileira começam a se reunir no Parque Aquático Maria Lenk para uma sequência de treinamentos visando as principais competições do ano: Jogos Pan-Americanos e Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos.

O Parque Aquático Maria Lenk também vai receber um training camp de velocistas da Natação. Os oito melhores rankeados dos 100m livre passarão quatro dias treinando nas dependências do complexo aquático para fortalecer ainda mais essa prova que é tão tradicional da modalidade no Brasil.

Como escrevi previamente, esta será uma temporada importantíssima para os nossos cinco esportes, com competições grandes e de muita responsabilidade. Por isso, estamos trabalhando dia e noite para oferecer o melhor planejamento para os nossos atletas e técnicos visando os torneios de 2019.

Volto em fevereiro com mais novidades para vocês!


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA