CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

CBDA

22/04/2019 17:17:01

Carta aberta à toda comunidade aquática


Carta Aberta

Foto: Carta aberta à toda comunidade aquática
22/04/2019 17:17:01

(Rio de Janeiro, 22 de abril de 2019) O momento atual é, infelizmente, de alerta nos esportes aquáticos brasileiros. 

Não há dúvidas sobre esse aspecto e não é exclusividade das modalidades aquáticas, mas de todo o esporte brasileiro.

Dito isso, sabemos que, em momentos de crise, atitudes importantes devem ser tomadas visando a preservação do bem maior da nossa entidade: os atletas.

Desta forma, a presidência e a diretoria da CBDA informam que não estão medindo esforços para que a realização dos campeonatos brasileiros não seja afetada, para não prejudicar nossos atletas.

Até o presente momento, todas as medidas tomadas foram para preservar a realização desses referidos torneios brasileiros, sendo, entre outras: a implementação de home office, o eventual desligamento de colaboradores, a redução de pessoal de apoio em eventos, a criação de uma parceria com o COB e os maiores clubes filiados à CBDA.

Finalizadas as considerações iniciais, a CBDA informa que todos os campeonatos brasileiros serão realizados, justamente na incansável busca de não prejudicar nossos atletas.

Por todo o exposto, comunica que graças ao acordo (e parceria) com algumas importantes instituições filiadas à nossa comunidade, os campeonatos nacionais serão assim realizados (contanto sempre com o pessoal da federação local, buscando a maior economia financeira possível para entidade).

Por fim, comunica que a decisão da não realização do Torneio OPEN de Natação 2019, não tem qualquer relação com a atual situação financeira. Trata-se de uma decisão técnica tomada ainda em 2018 e em conjunto com os clubes e treinadores brasileiros.

Apesar de eventuais rumores, a atual crise não irá prejudicar nossos atletas no ano de 2019. As decisões tomadas, por mais questionáveis que possam parecer, vislumbram o melhor para a comunidade aquática do Brasil. 

Certo da compreensão de todos, a CBDA faz votos de sucesso, prometendo que jamais se furtará de buscar o melhor para os esportes aquáticos nacionais.

Um cordial abraço,

MIGUEL CAGNONI Presidente da CBDA

Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.