CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

CBDA

25/08/2019 14:28:43

NOTA DE FALECIMENTO


RUBEN MÁRCIO DINARD DE ARAÚJO

Foto: NOTA DE FALECIMENTO
25/08/2019 14:28:43

C O M U N I C A D O

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA vem comunicar com pesar, o falecimento do nosso querido RUBEN MÁRCIO DINARD DE ARAÚJO, ex-presidente da CBDA, que muito contribuiu para o desenvolvimento dos esportes aquáticos brasileiros e a arbitragem nacional e internacional.

Ruben Márcio Dinard de Araújo era carioca, e nos deixa aos 72 anos. Um verdadeiro apaixonado pela natação. Mesmo afastado da arbitragem, foi referência (e dificilmente deixará de ser) ao quadro de arbitragem.

Foi o árbitro brasileiro nos quadros da Federação Internacional (FINA).

Foram mais de 12 Campeonatos Mundiais, 5 Jogos Pan Americanos, 4 Olimpíadas.

Campeonatos brasileiros nem se fala e ministrando clínicas de arbitragem em diferentes estados e fora do país.

Ruben Márcio também já presidiu os Comitês Técnicos da FINA e da UANA.

Sua vida esportiva foi extraordinária, abrindo portas para o Brasil, que hoje tem vários árbitros nos quadros da FINA e cada vez mais atuantes nos campeonatos internacionais.

Ultimamente, estava cuidando de um câncer no fígado, fazendo quimioterapia há 2 anos, era amante dos animais, seu hobby.

Recebam os seus familiares e a comunidade aquática brasileira, os nossos mais sinceros votos de pesar de todos os Funcionários e Prestadores de Serviços da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.

Rio de Janeiro, 25 de agosto de 2019.


MIGUEL CARLOS CAGNONI
PRESIDENTE
 


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.