CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

CBDA

16/10/2019 11:17:36

COB lança 5ª edição do Curso de Esporte de Alto Rendimento para treinadores de badminton, boxe, natação e tênis de mesa


São 110 vagas destinadas aos treinadores brasileiros e recém-formados em Educação Física

Foto: Divulgação/COB COB lança 5ª edição do Curso de Esporte de Alto Rendimento para treinadores de badminton, boxe, natação e tênis de mesa
16/10/2019 11:17:36

(Rio de Janeiro, 16 de outubro de 2019) O Comitê Olímpico do Brasil (COB) reuniu, na última quinta-feira (10), membros de Confederações, representantes do Conselho Federal de Educação Física e de clubes, além de treinadores de diversas modalidades, inclusive formados pela Academia Brasileira de Treinadores, para o lançamento da quinta Edição do Curso de Esporte de Alto Rendimento (CEAR). O evento, realizado no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, contou com a presença do Vice-presidente do COB, Marco La Porta e de especialistas da ciência do esporte, como o consultor pedagógico do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), Antônio Carlos Gomes, que ministrou palestra sobre o Processo de Formação do Treinador. 

Até dia 31 de outubro, treinadores brasileiros e recém-formados de Educação Física poderão fazer sua inscrição para o processo seletivo para as 110 vagas do CEAR nas modalidades de badminton, boxe, natação e tênis de mesa no site www.cob.org.br.

“Os treinadores são o elo fundamental para a formação dos atletas. Quanto mais profissionais capacitarmos, mais atletas serão impactados e com isso alcançaremos mais resultados. Com todas as mudanças, novas tecnologias que surgem, estamos oferecendo mais um instrumento de atualização e qualificação profissional”, diz Marco La Porta, vice-presidente do COB.

Para a gerente do IOB, Soraya Carvalho, o diferencial deste ano está nas modalidades inéditas como o boxe, o badminton e o tênis de mesa. “Estamos repetindo a natação por conta pela grande demanda e o alto potencial da modalidade. Nossa expectativa é capacitar treinadores que possam atuar na base e nas categorias adultas do esporte. Capacitando estes profissionais estaremos investindo diretamente nos atletas. Todos os programas da ABT focam na qualificação profissional que vai ter continuidade por gerações, não apenas para um ciclo olímpico. Um treinador pode impactar em centenas de atletas”, explica Soraya.

Para concorrer a uma das vagas é necessário ser treinador de uma das modalidades esportivas desta edição; ter concluído curso superior em Educação Física; possuir registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF) e estar com a carteira de identificação profissional dentro da validade; apresentar suficiência para leitura e compreensão de textos em espanhol ou inglês; ter pelo menos um ano de experiência como treinador em uma organização esportiva ou educacional na modalidade escolhida. No caso de recém-formados, é necessário anexar o diploma ou certificado de conclusão de curso.

Desenvolvido pelo Instituto Olímpico Brasileiro, o curso tem como objetivo complementar, por meio de atividades de cunho educacional de qualidade, a formação profissional de treinadores, na dimensão do esporte de alto rendimento, e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico. Os treinadores formados no Curso de Esporte de Alto Rendimento receberão um certificado que o denominará Treinador Nacional em Esporte de Alto Rendimento.


CBDA/COB