CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Maratonas Aquáticas

07/11/2017 17:41:00

Allan do Carmo e Betina Lorscheitter vencem travessia de Ilhabela


Competição foi realizada no último fim de semana.

Foto: CBDA/Divulgação Allan do Carmo e Betina Lorscheitter vencem travessia de Ilhabela
07/11/2017 17:41:00

(Rio de Janeiro, 07 de novembro de 2017) Os atletas Allan do Carmo e Betina Lorscheitter venceram a travessia de Ilhabela, realizada no último domingo (5), no litoral paulista. A competição, que, em 2017, foi realizada pela quarta vez, reuniu cerca de 900 participantes.

Por conta da maré, a competição precisou ser feita no trajeto chamado Alternativo. O torneio também poderia ter sido realizado nos trajetos sul e leste, mas a organização preferiu fechar o canal e promover a disputa no alternativo, que possui cerca de 3 km.

Na categoria masculino, o vice-campeão da Copa do Mundo de 2017, Allan do Carmo, venceu a disputa com o tempo de 31m55s, batendo à frente de Luiz Felipe Lebeis, do Navegantes, e Marcos Fraccaro.

“Foi uma prova muito legal, uma experiência diferente. Foi a primeira vez que nadei essa prova. Gostei bastante. É uma prova com muitos atletas de vários lugares. Fiquei muito feliz de participar e ter muita gente participando e aderindo à maratona aquática. Estou feliz com o resultado e de ver esse crescimento do esporte”, disse o campeão.

No feminino, a atleta Betina  Lorscheitter precisou de 34m08s para completar o percurso e sair com o título de campeã. Catarina Ganzeli, com o tempo de 34m53s, ficou com a prata e Rafaela Souza, 35m55s, com o bronze.

"Gostei muito de ter participado. Por conta do mau tempo, a corrente ficou muito forte e a organização optou por fazer o trajeto alternativo, preservando a segurança dos atletas. Foi uma prova bem legal de ser nadada. Foi um resultado muito bom. Consegui aguentar com os meninos em boa parte da prova e essa era minha estratégia. Usei como um treino e foi muito bem sucedido", finalizou a campeã.


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

Os Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA