CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Maratonas Aquáticas

16/12/2017 19:07:11

GNU conquista o 1º Campeonato Brasileiro Interclubes de Maratonas Aquáticas


Campeonato é fruto de uma parceria entre a CBDA e o Comitê Brasileiro de Clubes

Foto: CBDA/Divulgação GNU conquista o 1º Campeonato Brasileiro Interclubes de Maratonas Aquáticas
16/12/2017 19:07:11
(Salvador, 16 de dezembro de 2017) Em sua primeira edição no calendário das Maratonas Aquáticas, realizado nas águas da Baía de Todos-os-Santos neste sábado (16), o Campeonato Brasileiro Interclubes terminou com a conquista do título geral pelo Grêmio Náutico União, com 395 pontos. O Clube Esperia e o Curitibano ficaram na segunda e terceira colocação, respectivamente.


Com largada no Centro Náutico da Bahia e chegada no Yacht Clube da Bahia, os atletas das categorias Infantil, Juvenil e Junior percorreram um trajeto de 5km. Vale destacar que a competição foi organizada em parceria inédita da CBDA com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e tem contrato assinado para sua realização até o ano de 2020 no mesmo local.

O grande destaque na prova masculina ficou por conta de Renan Barbosa Santos. O atleta do Rhanc/Costa Verde, que já disputou Sul-Americano Junior na carreira, foi o primeiro colocado no geral, com o tempo de 55:10. Atrás do baiano, Eder Luna de Oliveira e João Ricardo Cadouro de Miranda completaram o pódio com 55:11 e 55:12, respectivamente.

Já na prova feminina, Marina Amorim, do Grêmio Náutico União, não deu chance para as concorrentes e venceu a prova com boa margem de distância para as demais. Nadando grande parte da prova lado a lado com atletas masculinos, Marina Amorim concluiu sua participação na marca de 01:00:26, seguida por Mariana Chevalier Santos, do Curitibano, e Isis Marques também do GNU.

Supervisor de Maratonas Aquáticas da CBDA e um dos principais responsáveis pela realização da primeira edição do Campeonato Brasileiro Interclubes, Ricardo Ratto vê potencial na parceria entre CBDA e CBC para o desenvolvimento da maratona aquática brasileira.


"Essa prova mostrou o potencial que o evento tem no desenvolvimento da maratona aquática brasileira nas categorias de base. O que a maratona mais precisa é a renovação da seleção principal, e o caminho que nós vamos trilhar começa pelo Campeonato Brasileiro Interclubes, que aposta nas categorias de base", explicou.


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades


Departamento de Comunicação - CBDA