CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Maratonas Aquáticas

09/03/2018 11:08:30

Com percurso olímpico, prova de maratona aquática estreia no Troféu Brasil – Maria Lenk


Disputa formará seleções para competições durante o ano.

Foto: Satiro Sodré/CBDA Com percurso olímpico, prova de maratona aquática estreia no Troféu Brasil – Maria Lenk
09/03/2018 11:08:30

(Rio de Janeiro, 08 de março de 2018) O Troféu Brasil – Maria Lenk de 2018 já estava recheado de novidades por ter a formação de três seleções em um único evento. A nova gestão da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, porém, decidiu ir além: Neste ano, a principal competição de natação do ano terá uma prova de maratonas aquáticas. A disputa será apenas será realizada no dia 15 de abril, também no Rio de Janeiro.

A competição será realizada no mesmo percurso dos Jogos Olímpicos Rio 2016, quando Poliana Okimoto conquistou a medalha de bronze – única medalha olímpica feminina dos desportos aquáticos do Brasil.

Assim como as disputas na piscina, a prova de maratona aquática será seletiva para três competições do ano: Jogos Sul-Americanos ODESUR, Pan-Pacific e Campeonato Sul-Americano Absoluto.

“Nós queremos aproveitar essa simbiose entre a natação de fundo e a maratona para juntar as duas coisas em uma só competição. A prova ganha dois atrativos: o fato de ser no percurso olímpico é muito bacana, além de o torneio ser seletiva para diversas competições no ano. Nós torcemos para que o torneio seja um sucesso”, disse o diretor de esportes da CBDA, Renato Cordani.

Para os Jogos Sul-Americanos Odesur, estarão classificados os atletas melhores colocados na faixa etária 1999 a 2004. Para o Pan-Pacific, representarão o Brasil os dois primeiros atletas na prova feminina e os dois primeiros atletas na prova masculina. O mesmo critério utilizado para o Pan-Pacific será usado para o Sul-Americano Absoluto. 

Os critérios de participação no evento já estão disponíveis para consulta na página da competição. Você pode acessar a página clicando aqui.


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

Os Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA