CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Maratonas Aquáticas

13/03/2018 13:40:06

Campeonato Brasileiro de maratonas aquáticas terá prova de 25 km


Praia da Cocanha, em Caraguatatuba, receberá a II Etapa da competição, em março.

Foto: CBDA/Divulgação Campeonato Brasileiro de maratonas aquáticas terá prova de 25 km
13/03/2018 13:40:06

(Rio de Janeiro, 13 de março de 2018) A II etapa do XXIII Campeonato Brasileiro e da V Copa do Brasil de maratonas aquáticas seguirá com o plano de inovações de 2018. Para a competição que será realizada na praia da Cocanha, em Caraguatatuba, no litoral de São Paulo, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos organizará uma prova de ultramaraona (25 km).

A competição será realizada no dia 23 de março e reunirá atletas de vários estados do país. Além da prova de 25 km, as disputas feitas no Rio Guaíba, na sede náutica do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, serão novamente realizadas.

No dia 23, serão realizadas as provas de 10 km, válida pelo Campeonato Brasileiro, e a prova de 25 km, que não valerá pontos para a disputa do circuito nacional. Dois dias depois, no domingo (25), serão realizadas as provas de 2,5 km e de 5 km, válidas pela Copa do Brasil, e a disputa de 5 km do Campeonato Brasileiro.

“Há muitos anos que a CBDA não organiza uma prova de 25 km, e o Brasil é uma grande potência nesta prova. Nós temos a atual campeã Mundial desta disputa – Ana Marcela Cunha conquistou o título em Budapeste, na Hungria – e cabe a nós, CBDA, incentivar que mais pessoas nadem este tipo de prova”, disse o supervisor de maratonas aquáticas da CBDA, Ricardo Ratto.

As informações para inscrições, hospedagem e regulamento estão disponíveis no site do evento. 

Confira a programação da prova de 25 km

• 6:30h – Concentração

• 6:45h – Início da Marcação

• 7:00h – Largada da Prova Masculina e Feminina

• 12:00h – Previsão de Chegada dos primeiros  atletas

• 14:00h – Encerramento da Prova

• 14:15 – Premiação

• 14:30h – Encerramento


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

Os Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA