(Rio de Janeiro, 12 de abril de 2018) O Troféu Brasil – Maria Lenk 2018 de maratonas aquáticas fará sua estreia neste domingo (15), na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A competição, que será realizada no mesmo percurso dos Jogos Olímpicos Rio 2016, com distância de 10 km, terá a participação de grandes nomes da modalidade no Brasil e no Mundo.
A prova marca o reencontro entre Ana Marcela Cunha, eleita melhor atleta do mundo nas maratonas aquáticas em 2017, tricampeã Mundial na distância de 25 km, em Budapeste, e a atual campeã olímpica e vencedora da primeira etapa do Fina Marathon Swim World Series, em Doha, no Catar, Sharon Van Rouwendaal. As duas nadarão pela Unisanta.
“Será uma prova espetacular e histórica. Será a primeira maratona aquática do Troféu Brasil - Maria Lenk. Os melhores atletas do Brasil estarão disputando uma vaga na seleção brasileira. Será um marco na maratona aquática do Brasil”, disse.
Assim como as disputas na piscina, a prova de maratona aquática será seletiva para três competições do ano: Jogos Sul-Americanos ODESUR, Pan-Pacific e Campeonato Sul-Americano Absoluto.
Para os Jogos Sul-Americanos Odesur, estarão classificados os atletas melhores colocados na faixa etária 1999 a 2004. Para o Pan-Pacific, representarão o Brasil os dois primeiros atletas na prova feminina e os dois primeiros atletas na prova masculina. O mesmo critério utilizado para o Pan-Pacific será usado para o Sul-Americano Absoluto.
Em sua prova de estreia, o Troféu Brasil - Maria Lenk de maratonas aquáticas terá um total de 49 atletas, que representam 14 clubes. Veja a lista completa aqui.
Veja a programação do evento:
8h – Concentração 8h30 – Início da Marcação
9h – Apresentação dos Atletas da prova Masculina
9h05 – Largada da prova Masculina
9h06 – Apresentação das Atletas da prova Feminina
9h11 – Largada da prova Feminina
11h – Previsão de Chegada dos Atletas da Prova Masculina
11h10 – Previsão de Chegada das Atletas da Prova Feminina
11h40 - Inicio da Cerimônia de Premiação da Prova Masculina
11h50 – Início da Cerimônia de premiação da Prova Feminina
12h00 – EncerramentoConfederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)
Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.
A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.
O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.
Departamento de Comunicação - CBDA