CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Maratonas Aquáticas

09/06/2018 19:20:38

Na estreia dos wetsuits, Ana Marcela obtém melhor resultado do Brasil em Setúbal


Temperatura da água obrigou todos os atletas a nadarem com traje que mantém temperatura corporal

Foto: CBDA/Divulgação Na estreia dos wetsuits, Ana Marcela obtém melhor resultado do Brasil em Setúbal
09/06/2018 19:20:38

(Rio de Janeiro, 09 de junho de 2018) Os atletas do Brasil caíram nas águas frias de Setúbal, neste sábado (9), para a disputa da 3ª etapa do Fina Marathon Swim World Series. Depois de quase duas horas de prova, Ana Marcela Cunha conquistou o melhor resultado para o Brasil ao terminar o percurso de 10 km em 7º lugar. Allan do Carmo terminou em 14º.

Com a temperatura da água entre 16,5°C e 17°C, todos os atletas nadaram com roupas especiais para manter a temperatura do corpo, substituindo os tradicionais trajes utilizados para as competições de maratonas aquáticas. Esta foi a primeira vez que as roupas especiais para conservar a temperatura foram utilizadas.

Superada a adversidade da temperatura da água, os atletas caíram na água por volta das 12h (de Brasília). A prova, tanto no masculino, quanto no feminino, foi bem disputada e os nadadores só se separaram em pelotões a partir da segunda volta – foram seis voltas ao total para completar os 10 km.

Na prova feminina, Sharon Van Rouwendaal disparou à frente das demais a partir da primeira hora de prova, mas foi superada por Haley Anderson, dos Estados Unidos. Ana Marcela e Viviane Jungblut ficaram um pouco atrás do pelotão de frente. Ana Marcela, porém, apertou o ritmo no fim para assegurar o sétimo lugar na prova. Viviane Jungblut terminou em 20º

No masculino, o atleta húngaro, Kristof Rasovszky, comandou a prova durante boa parte do percurso e conquistou o título da etapa. Nadando no pelotão da frente desde o início, os brasileiros terminaram a etapa em: Allan do Carmo (14º), Diogo Villarinho (17º), Alexandre Finco (18º), Fernando Ponte terminou na 32ª posição.

Os atletas do Brasil voltam às competições da Fina na próxima semana, em Balatonfüred, na Hungria, para a quarta etapa do Fina Marathon Swim World Series.


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA