CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Maratonas Aquáticas

03/07/2018 15:12:28

Clínica de arbitragem de maratonas aquáticas da FINA é realizada no Rio de Janeiro


FINA School reuniu 14 árbitros do Brasil

Foto: CBDA/Divulgação Clínica de arbitragem de maratonas aquáticas da FINA é realizada no Rio de Janeiro
03/07/2018 15:12:28

(Rio de Janeiro, 3 de julho de 2018) O Rio de Janeiro recebeu, no último fim de semana, uma clínica para árbitros de Maratona Aquática com chancela da Federação Internacional de Natação. O Fina School foi ministrado pelo chefe do curso John West, da Nova Zelândia, e teve como objetivo reciclar a arbitragem brasileira.

Ao todo, 14 árbitros brasileiros participaram da clínica. Apenas os que fizeram a prova em inglês e tiverem a nota necessária estarão elegíveis para o quadro da FINA.

De acordo com o supervisor de maratonas aquáticas da CBDA, Ricardo Ratto, que faz parte do quadro de arbitragem da Fina, o evento foi um sucesso e bastante elogiado pelo palestrante.

“O John West, que foi o palestrante, classificou a clínica como bem organizada. Ele agradeceu pelos esforços da CBDA para promover a clínica com tudo o que a FINA solicita. Além disso, ele classificou os árbitros brasileiros com um nível muito bom e isso nos deixa bastante satisfeitos”, disse.


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

Os Correios, patrocinador oficial da entidade, são parceiros da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA