CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Maratonas Aquáticas

04/09/2018 10:45:09

Seleção brasileira disputa Campeonato Mundial Júnior de Maratonas Aquáticas em Israel


Ao todo, 12 atletas disputarão a competição em Eliat

Foto: CBDA/Divulgação Seleção brasileira disputa Campeonato Mundial Júnior de Maratonas Aquáticas em Israel
04/09/2018 10:45:09

(Rio de Janeiro, 4 de setembro de 2018) A seleção brasileira júnior de Maratonas Aquáticas já está em Eliat, em Israel, para a disputa do 5º Campeonato Mundial da categoria. Ao todo, 12 atletas representarão o Brasil nas provas em três distâncias diferentes que serão realizadas a partir da próxima quinta-feira (6) até domingo (8), no Mar Vermelho.

Na categoria 14 e 15 anos, Luis Felipe Loureiro, Bernardo Marini Gavioli, Cibele Jungblut e Beatriz Koinaski Paiva representarão o Brasil na prova de 5km, que será realizada na quinta-feira (6). Para os atletas com 16 e 17 anos, a prova em disputa será os 7,5 km, também na próxima quinta. Nela, a seleção brasileira contará com: Arícia Pere, Julia Leal Nina, Ricardo Castro e Thiago Silva Cavalcante de Oliveira. Ao todo, serão quase 300 participantes na competição.

“É um evento muito importante para a categoria de base, muito disputada. Praticamente todos os grandes países da natação levam suas equipes para o Mundial. Dos últimos mundiais de juniores, têm saído atletas que conseguiram disputar Olimpíadas e Mundiais, então será um torneio muito importante. Além disso, o lugar é muito especial, no Mar Vermelho, que tem uma condição muito boa para nossa equipe”, falou o chefe de delegação do Brasil, Nilson Garbarz.

Na próxima sexta-feira (7), será a vez dos atletas com 18 e 19 anos enfrentarem a distância olímpica dos 10 km. Nesta prova, atuarão pelo Brasil: Henrique Ferreira Figueirinha, Pedro Henrique Martins Rezende, Mariana Vignoli e Julia Rodrigues Vivian Diogo. A prova de revezamento será no próximo domingo (8).

A comissão técnica do Brasil é formada por: Nilson Garbarz (chefe de delegação), Luiz Rogério Arapiraca (técnico), Gerson Pazian (técnico), Mário Alberto Leite (técnico), Cassio Peres Castro (técnico) e Rosemary Oliveira Petowicz (médica).


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA