CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Maratonas Aquáticas

09/04/2019 15:00:55

Seletiva para Mundial, Troféu Brasil Maria Lenk de Maratonas Aquáticas será neste domingo


Competição reunirá 39 atletas na edição de 2019

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA Seletiva para Mundial, Troféu Brasil Maria Lenk de Maratonas Aquáticas será neste domingo
09/04/2019 15:00:55

(Rio de Janeiro, 9 de abril de 2019) O Troféu Brasil – Maria Lenk começa no próximo domingo (14), com a prova de Maratonas Aquáticas. Neste ano, a disputa será em 5 km e disputada na Praia Vermelha, na Urca, no Rio de Janeiro. A competição será seletiva para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Gwangju, na Coréia do Sul.

Este será o segundo ano consecutivo da prova de Maratonas Aquáticas valendo pontos para o Troféu Brasil – Maria Lenk. De acordo com o supervisor da modalidade na CBDA, Ricardo Ratto, a inclusão da prova na principal competição da entidade na temporada fortalece e muito o desenvolvimento das provas em Águas Abertas.

“O Brasil passou, por décadas, incentivando provas de velocidade. Muitas pessoas acabaram investindo nas provas de velocidade. A CBDA incluiu a prova de Maratona Aquática na principal competição da entidade e essa atitude faz com que a modalidade se aproxime da piscina e tenha uma mescla das duas modalidades. Isso fortalece as Águas Abertas, já que muitos atletas saem da piscina para a maratona”, disse.

Neste ano, serão 39 atletas na disputa da competição. Apenas os dois melhores do masculino e os dois melhores do feminino garantirão vagas para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos. A equipe para a prova de 10 km foi definida no início desta temporada, na prova de Doha, do Circuito Mundial da FINA.

“Vai ser uma grande festa da modalidade esse Troféu Brasil – Maria Lenk. Além disso, vai ser seletiva para a prova de 5 km do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Gwangju, na Coreia. O regulamento deste ano restringe ainda mais os tempos. Com isso, teremos apenas os melhores atletas do Brasil nesta prova. Esperamos uma competição em alto nível, em um grande cenário que é a Praia Vermelha, no Rio de Janeiro”, completou.

Veja a programação do evento:

Sábado, dia 13/04

16h – Congresso Técnico

Domingo, dia 14/04

8h - Início da Marcação

9:00h – Largada da prova Masculina

9:05h – Largada da prova Feminina

10:00h – Previsão de Chegada dos Atletas da Prova Masculina

10:05h – Previsão de Chegada das Atletas da Prova Feminina

10:30h - Início da Cerimônia de Premiação da Prova Masculina

10:40h – Início da Cerimônia de premiação da Prova Feminina

11:00h – Encerramento


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA