CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Nado Sincronizado

30/11/2017 16:14:42

Espanhola Hortensia Graupera ministra clínica de capacitação de nado artístico para brasileiros


Árbitra nível A da FINA estará no Rio de Janeiro para falar com técnicos árbitros e atletas

Foto: CBDA/Divulgação Espanhola Hortensia Graupera ministra clínica de capacitação de nado artístico para brasileiros
30/11/2017 16:14:42

(Rio de Janeiro, 30 de novembro de 2017) Técnicos, árbitros e atletas de nado artístico terão, entre a próxima quarta-feira (6) e sexta-feira (8), a oportunidade de participar de uma clínica de capacitação para a modalidade com a ex-árbitra internacional Hortensia Graupera. A clínica será realizada no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

A espanhola Hortensia Graupera atuou como árbitra FINA nível A e como avaliadora. Depois de completar 65 anos – data limite para a atuação na função – ela passou a ministrar palestras ao redor do mundo. No Brasil, ela explicará tudo sobre as novas regras de figuras para infantis e juvenis, e de elementos de rotina para juniores e seniores.

Segundo a supervisora técnica de nado artístico da CBDA, Mônica Rosas, a clínica deve esclarecer as dúvidas de técnicos, árbitros e atletas do Brasil quanto as novas regras de avaliação da FINA.

“A clínica é importante, porque vem após a mudança das regras. O nado artístico teve diversas mudanças e essa clínica vai esclarecer e deixar a regra uniforme para todos que vão recebê-la. Além disso, a maneira como a nossa palestrante ministra suas clínicas é muito interessante, pois, além da parte teórica com vídeos, ela explica também na parte prática”, conta.

Para participar da clínica, os interessados devem enviar um e-mail para [email protected] com a ficha de inscrição preenchida. A ficha encontra-se disponível para download ao fim da reportagem.



Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA