CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Últimos destaques

21/02/2018 10:54:05

Critérios oficiais de convocação da seleção brasileira para o Pan Pacific Swimming Championships

Atualização: dia 22/02 foi adicionado uma observação sobre limitar 2 atletas por prova entre 12 vagas definidas pelo critério.


Rio de Janeiro, 21 de fevereiro de 2018

Boletim nº 022/2018
RMRC

Ilmº. Sr. Presidente de Federação

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA vem informar a V. Sa., os critérios de convocação para a seleção brasileira absoluta que vai competir no Pan Pacific Swimming Championships, de 9 a 13 de agosto de 2018, na cidade de Tóquio - Japão, acordados dentro do Conselho Técnico Nacional Natação de Alto Rendimento, que serão os seguintes:

A)  COMPETIÇÃO VÁLIDA
A única competição válida como seletiva é o Troféu Maria Lenk, a ser realizado no Parque Aquático Maria Lenk entre os dias 17 e 21 de abril 2018, cujas informações estão no boletim  19/2018.

B)  CRITÉRIOS
Serão convocados 16 nadadores(as).
A base da convocação é o ranking mundial absoluto FINA de 2017 considerando no máximo 2 atletas por país.
Vale apenas o tempo obtido na Final A da Prova em questão. Tempos das eliminatórias, tempos da Final B ou tempos de abertura de revezamentos não serão considerados.
Portanto, pega-se o tempo do nadador da Final A e verifica-se a colocação nesse ranking.
Os dezesseis nadadores serão escolhidos da seguinte forma:

  • 4 vagas para os quatro primeiros colocados da prova de 100m livre masculino, independente de ranking mundial.
  • 12 vagas para os(as) melhores colocados(as) no ranking mundial referido acima, valendo apenas o tempo obtido na Final A da prova.
  • Se houver empate no 12º lugar, valerá o ranking obtido pelo tempo das eliminatórias da prova empatada. Persistindo o empate, compara-se o tempo da Final A da segunda melhor prova de cada um. Persistindo o empate, compara-se o tempo das eliminatórias dessa segunda prova, e assim por diante.

C)  OBSERVAÇÕES
[Adicionado em 22/fev] Serão convocados apenas os 2 melhores ranqueados de cada prova, desde que estejam entre as 12 vagas conforme critério acima descrito.
Tempos obtidos nas eliminatórias não serão válidos, a não ser para o critério de desempate em 12º lugar mencionado acima.
O Pan Pacs não terá provas de 50m estilos (borboleta, costas e peito), portanto essas provas não serão consideradas.

D)  COMISSÃO TÉCNICA
Serão convocados 4 técnicos para essa seleção, escolhidos de acordo com os clubes dos 4 atletas melhores ranqueados. O clube do atleta selecionado de acordo com este critério indicará o técnico referente ao atleta selecionado.

Solicitamos seja o presente Boletim amplamente divulgado entre os seus clubes filiados, e informamos que o original encontra-se assinado e arquivado nesta Entidade Nacional.

Atenciosamente,
Renato Cordani
Diretor Geral de Esportes