CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Natação

25/11/2017 21:35:39

Pinheiros é campeão geral do Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação - Troféu Carlos Campos Sobrinho


Aime Lourenço, Ana Carolina Vieira, Maria Eduarda Sumida, Murilo Sartori e Brunno Suzuki foram os destaque individuais na competição.

Foto: CBDA/Divulgação Pinheiros é campeão geral do Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação - Troféu Carlos Campos Sobrinho
25/11/2017 21:35:39

(Belo Horizonte, 25 de novembro de 2017) O Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, foi o campeão geral do Campeonato Brasileiro Juvenil de natação – Troféu Carlos Campos Sobrinho 2017. A competição, realizada no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, em Minas Gerais, reuniu competidores de 15 e 16 anos, desde a última quarta-feira (22) até este sábado (25). Aime Lourenço, Ana Carolina Vieira, Maria Eduarda Sumida, Murilo Sartori e Brunno Suzuki foram os destaque individuais na competição.

Com 434,50 pontos e líder desde o início da competição, o Pinheiros foi o grande campeão do torneio. A equipe paulistana ficou com o troféu de 1º lugar, seguido pelo também paulistano Sport Clube Corinthians Paulista, que somou 293 pontos. Dono da casa, o Minas Tênis Clube ficou com a terceira colocação.

Na categoria juvenil 1, a atleta mais eficiente entre as meninas de 15 anos foi Aime Lourenço, do Iate Clube de Brasília. Ela somou 35 pontos para a sua equipe. Um dos maiores destaques da competição, Murilo Setin Sartori, da Natação Americana, levou o troféu de atleta mais eficiente ao somar incríveis 76 pontos para seu time. Ao final do torneio, Murilo analisou seu desempenho.

“Estou muito feliz com as minhas marcas. Sentei com meu treinador no início do semestre e planejamos isso. Neste sábado, queria nadar um pouco mais rápido nos 400m livre, mas foi o que deu para fazer. Estou muito satisfeito com a minha competição. O céu é o limite para quem sonha”, disse o garoto.

Na categoria juvenil 2, para atletas de 16 anos, um empate entre atletas que disputaram o troféu de índice técnico: Maria Eduarda Sumida e Ana Carolina Vieira somaram 34 pontos e ficaram com a primeira colocação. Entre os meninos, melhor para Brunno Suzuki, do Pinheiros, que fez 30,5 pontos.

“Venho de um ano com muitas competições e agora tive mais uma. Nadei umas dez provas aqui no Campeonato Brasileiro Juvenil e estou feliz. Vou disputar o Open CBDA-Correios e espero conquistar melhores marcas”, disse Maria Eduarda Sumida.

Na premiação para Índice Técnico, o trio: Aime Lourenço, Ana Carolina Vieira e Murilo Sartori voltaram a receber prêmios. Desta vez, acompanhados por Thiago Cavalcanti, da ACEB, que levou o troféu na categoria Juvenil 2.

Supervisor de natação da CBDA, Gustavo Otsuka, acredita que a competição tenha sido um divisor de águas na natação do Brasil.

“Nós tivemos uma grande competição. A estrutura proporcionada pelo Minas Tênis Clube, em conjunto com a Federação Aquática Mineira e com a CBDA, foi perfeita para que tudo saísse da maneira como saiu, e os garotos pudessem mostrar seu talento dentro da água. Em nome da CBDA, gostaria de agradecer imensamente ao Minas Tênis Clube e a Federação Aquática Mineira pela parceria na competição”, disse.

Diretor de esportes do Minas Tênis Clube, Carlos Antonio da Rocha Azevedo avaliou a competição e falou sobre a estrutura montada pelo clube durante o Campeonato Brasileiro Juvenil de natação.

“O Minas é um clube hospitaleiro. Nos sentimos honrados de receber uma competição desse porte. É um orgulho muito grande e tentamos fazer o melhor possível para ajudar a natação brasileira. O que a gente podia fazer, a gente fez. Os atletas são as estrelas e merecem estar na vitrine. O clube fica muito orgulhoso de poder proporcionar esse evento em conjunto com a FAM e a CBDA”, falou.

O presidente da Federação Aquática Mineira, Eros Damasceno, valorizou a competição com o nome do nadador e treinador Carlos Campos Sobrinho ter sido realizada no local onde ele viveu por tanto tempo.

“Essa competição está sendo realizada pela primeira vez no local onde Carlos Campos Sobrinho ajudou a fundar. Não temos como não ficarmos felizes com uma competição de tanto sucesso, com tantos nomes que podem virar estrelas da natação do Brasil, estar sendo realizada aqui em Minas Gerais. Estão todos de parabéns”, completou.

Clique aqui e veja todos os resultados do evento.



Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

Os Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA