CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Natação

01/12/2017 12:21:11

Medalhistas do Mundial de Budapeste participam do Brasileiro Sênior de natação


Cesar Cielo, Marcelo Chierighini, Gabriel Santos, Etiene Medeiros, Nicholas Santos e João Gomes Junior estão na disputa

Foto: CBDA/Divulgação Medalhistas do Mundial de Budapeste participam do Brasileiro Sênior de natação
01/12/2017 12:21:11

(Rio de Janeiro, 1 de dezembro de 2017) O Campeonato Brasileiro Sênior de natação terá, a partir da próxima quarta-feira (6), a presença de atletas que conquistaram medalhas no último Mundial de Esportes Aquáticos, realizado em Budapeste, na Hungria. Cesar Cielo, Marcelo Chierighini, Gabriel Santos, Etiene Medeiros, Nicholas Santos e João Gomes Junior estarão na piscina da UNIFA, no Rio de Janeiro, para a disputa da competição. O Campeonato Brasileiro Júnior e o Troféu Open CBDA-Correios serão disputados simultaneamente.

Vice-campeão do mundo nos 50m peito, João Gomes Junior disputará o torneio para completar um dos melhores anos de sua carreira. Ele celebra a temporada já visando os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

“Essa última competição é importante, pois fecha um ciclo de um ano muito legal, que me sagrei vice-campeão Mundial. Venho treinando mais e mais sabendo que eu sou capaz de concretizar o meu ciclo olímpico com uma grande atuação. Foi um ano muito importante, estou muito agradecido por esse ano. Espero que, nessa última competição, consiga um grande resultado para o meu clube e para a natação do Brasil”, falou.

Também medalha de prata em Budapeste, o campeão olímpico Cesar Cielo está confirmado para o Campeonato Brasileiro Sênior. O atleta do Pinheiros deseja terminar a temporada de 2017 com uma boa atuação para dar começar 2018 com confiança.

“A minha expectativa é terminar o ano bem. Não estou com um objetivo bem definido. Vamos para completar o calendário, terminar o ano em forma, bem fisicamente. Sem necessidade de uma pressão extra. O importante é estar nadando bem e confiante para o ano que vem. Vou tentar fazer o melhor que eu puder, pensando em 2018, principalmente no Mundial de piscina curta”, falou o medalhista olímpico.

Um dos grandes nomes da nova geração de nadadores do Brasil, Gabriel Santos participará da competição com um objetivo bem definido: nadar os 100m livre na casa dos 47s. Também medalha de prata com o revezamento 4x100m livre em Budapeste, o jovem de 21 anos espera baixar os 48s11 que fez no Troféu Maria Lenk deste ano.

“Esse ano foi um dos melhores da minha carreira. Consegui realizar tudo que eu almejava desde janeiro. A medalha do Mundial era um sonho que eu tinha desde criança. Essa sensação foi indescritível. Estou muito satisfeito com o meu ano, mas tenho o objetivo de entrar na casa dos 47s nos 100m livre. Estou treinando bem, me sentindo bem, então vamos ver o que acontece. Seria a cereja do bolo”, explicou.

A TV CBDA transmite todas as provas do evento através do site oficial da entidade. Clique aqui e veja todas as informações do evento.



Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA