Natação - Nota oficial – Mudança de horários Brasileiro Infantil de Inverno
CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Natação

10/05/2018 14:39:54

Nota oficial – Mudança de horários Brasileiro Infantil de Inverno


Nota Oficial

Foto: CBDA/Divulgação Nota oficial – Mudança de horários Brasileiro Infantil de Inverno
10/05/2018 14:39:54

(Rio de Janeiro, 10 de maio de 2018) A programação do Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno de Natação – Troféu Ruben Dinard de Araújo precisou ser alterada, por conta do número recorde de atletas. Ao todo, são 636 nadadores inscritos na competição que será realizada em Santos, no litoral de São Paulo, a partir do dia 23.

Segue abaixo o pronunciamento do presidente Miguel Cagnoni sobre a mudança de horário.

Estamos experimentando agora em maio um "boom" de participação de crianças nas competições da CBDA. Primeiro, foi o Brasileiro Interclubes de Saltos em Brasília. Depois, o Brasileiro sub 13 de Polo Aquático, com doze times, e o grande aumento de inscrições na maratona de Fortaleza. Agora, o expressivo número de inscrições para o Brasileiro Infantil e o sudeste mirim-petiz de natação recordes em ambos os certames.

São vários os fatores que contribuíram para o grande número de inscrições: os índices, o aumento de provas por atleta, a ajuda do CBC e, principalmente, o clima de empolgação da comunidade com essa nova era dos esportes aquáticos no nosso país. 

Gostaria de lembrar que esse é um PROBLEMA BOM. Nossa gestão quer aumentar o número de crianças na água, especialmente nas categorias de base. É nossa principal promessa de campanha, que já estamos tendo o prazer de executar na prática.

Porém, alguns ajustes nas competições são necessários, pois com mais crianças, as etapas evidentemente ficam mais longas.

Entretanto, gostaria de deixar bem claro que, daqui para frente, não queremos voltar a diminuir o número de atletas e fazer “mais do mesmo”. Queremos aprender (juntos) a abrigar esses atletas na nossa Confederação, fazer competições mais dinâmicas e que consigamos lograr a tão sonhada ampliação da base. Não é um trabalho fácil, trivial e nem será feito de uma hora para outra, mas estamos aqui para isso.  

Abraços a todos

Miguel Carlos Cagnoni


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA