CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Natação

07/06/2018 20:56:45

Gustavo Saldo quebra dois recordes na mesma noite e brilha no Brasileiro Interclubes Juvenil


Competição realizada na piscina do Botafogo foi marcada por cinco recordes quebrados.

Foto: CBDA/Divulgação Gustavo Saldo quebra dois recordes na mesma noite e brilha no Brasileiro Interclubes Juvenil
07/06/2018 20:56:45

(Rio de Janeiro, 07 de junho de 2018) Gustavo Saldo foi o grande nome desta quinta-feira (07), segundo dia de competições do Campeonato Brasileiro Interclubes Juvenil de Natação - Troféu Arthur Sampaio Carepa. O atleta do Curitibano bateu recordes nos 200m livre e nos 100m borboleta saindo com suas duas primeiras medalhas de ouro na competição. Murilo Sartori, Fernanda Celidônio e Alexia Assunção também brilharam quebrando recordes.

+ Assista aos vídeos do Campeonato Brasileiro Interclubes Juvenil de Natação.

+ Veja todos os resultados da competição.

Gustavo Saldo não demorou muito para quebrar seu primeiro recorde na competição. Na primeira prova desta quinta-feira, na piscina do Botafogo, no Rio de Janeiro, Saldo estabeleceu a nova marca de campeonato nos 200m livre Juvenil 1 ao completar a prova com o tempo de 1m53s23. 

“Meu técnico pediu para eu passar forte, e consegui fazer isso. Ainda nado mais provas, então tenho que focar para vir mais medalhas e mais recordes”, disse.

A medalha e o recorde que o garoto desejava não demorou a vir. Nos 100m borboleta, também realizado nesta quinta-feira, ele estabeleceu o novo Recorde Brasileiro de Categoria e o novo Recorde de Campeonato ao completar a prova com o tempo de 55s13.

“Essa é uma prova que eu gosto muito de nadar. Sinto-me muito bem e as coisas fluem. Estou muito feliz de ter quebrado dois recordes em uma só noite”, completou.


Outro atleta que também brilhou nesta quinta-feira foi Murilo Sartori. O atleta de Americana, que já havia sido campeão dos 1500m livre na última quarta-feira, foi à piscina do Botafogo para estabelecer o novo Recorde de Campeonato dos 200m livre Juvenil 2. Ele completou a prova com o tempo de 1m51s01.

“É, sem dúvida, uma das provas em que eu mais me sinto bem e que eu mais gosto de nadar. Essa é uma competição um pouco diferente para mim, mas estou gostando do que estou apresentando aqui”, falou o jovem que já é dono do Recorde Brasileiro de Categoria, estabelecido no Troféu Brasil, e ganhou a medalha de prata nos 100m borboleta também disputado nesta quinta-feira. 


Os recordes não pararam por ai. Nas provas seguintes, os 100m costas, as meninas brilharam. Fernanda Celidônio e Alexia Assunção estabeleceram os novos Recordes de Campeonato do Juvenil 1 e Juvenil 2, respectivamente.

“Tenho um carinho especial por esta prova. Costumo nadar em todas as competições, estou acostumada e gosto bastante. Estou feliz pelo recorde. Isso é reconhecimento do nosso trabalho”, relatou Celidônio.

Quem também se destacou na noite desta quinta-feira foi Victor Melo Baganha, do Minas Tênis Clube. Ele conquistou duas medalhas de ouro: 100m borboleta e 400m medley, ambos no Juvenil 2.

A competição segue nesta sexta-feira, com eliminatórias a partir das 8h e finais a partir das 17h30. A TV CBDA transmite todas as etapas do torneio.



Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA