CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Natação

21/12/2018 21:36:02

Minas Tênis Clube é Campeão do Torneio Open CBDA-CORREIOS de natação 2018


Equipe de BH fez 1240 pontos e conquistou o último evento organizado pela CBDA no ano de 2018

Foto: Alessandro Koizumi Minas Tênis Clube é Campeão do Torneio Open CBDA-CORREIOS de natação 2018
21/12/2018 21:36:02

(Porto Alegre , 21 de Dezembro de 2018) O último dia do Torneio Open CBDA-CORREIOS de natação 2018 teve recorde sul-americano, premiações individuais e coletivas. A competição chegou ao fim nesta sexta-feira e foi realizada no clube do Grêmio Náutico União, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Veja todos resultados do último dia do Torneio
Assista aos videos pela TV CBDA

Equipe de Minas Gerais foi a que mais somou pontos em todo o ano. Venceu o torneio Open, mas também foi constante durante toda a temporada. Teve 310 pontos pela soma do ranking da CBDA, e foi coroada também com esse título. A estrutura e os conhecimentos que os profissionais do Minas Tênis Clube tem são importantes, e quem concorda com essa afirmação é o gerente da natação, que já foi campeão mundial e atleta olímpico pelo Brasil, Teófilo Laborne Ferreira, ele disse: “A experiência dentro da água, juntamente com muito estudo e a estrutura oferecida pelo Minas nos ajuda. Temos uma preocupação maior, uma filosofia de formar campeões não só na piscina, mas campeões da vida. Algo desafiador e abrangente que estamos tendo sucesso”, finalizou.

Pontuação dos clubes que mais somaram pontos durante o ano, contando todos os brasileiros de categoria, troféu Brasil e José Finkel, excetuando-se o Open:

1° Minas com 310 pontos.
2° Corinthians com 251 pontos.
3° Pinheiros com 227 pontos.
4° Curitibano com 208 pontos.
5° Sesi-SP com 179 pontos.



As atletas mais eficientes no Open foram:

1° Gabrielle Roncatto da Unisanta com 130 pontos.
2° Daynara Ferreira Paula do Sesi-SP com 125 pontos.
3° Viviane Jungblut do GNU com 124 pontos.

Os nadadores mais eficientes do Open foram:

1° Evandro Vinicius Silva com 125 pontos.
2° Ambos com 104 pontos, Gustavo Louzada do GNU e Kaue Carvalho do Corinthians.



De manhã juntamente com a chuva, Fernando Scheffer atualmente desportista do Minas caiu na água em Porto Alegre. Depois de horas de viagem voltando do mundial de piscina curta de Hangzhou, Scheffer que conquistou a medalha de ouro juntamente com Luiz Altamir, Leonardo Santos e Breno Correia, trouxe também o novo recorde Brasileiro e Sul-Americano na prova dos 200m livre. Com parcial de 51.75 (100 metros), ele bateu a própria marca, e estabeleceu o tempo de 1m45s51. "Estou muito feliz, cheguei da China na quarta-feira de madrugada. Ainda sinto bastante o fuso horário, mas em todos treinos que eu fiz estava me sentindo bem na água, consegui acertar essa prova muito boa", disse Fernando que completou: "Gosto muito dessa piscina, treinei muitos anos aqui no Grêmio Náutico União, foi onde me formei como atleta e nadar aqui é sempre muito bom".

A pontuação final de clubes do Torneio Open CBDA-CORREIOS 2018, terminou assim:

1° Minas com 1240 pontos.
2° Pinheiros com 893 pontos.
3° GNU com 760 pontos.
4° Corinthians com 677 pontos.
5° SESI-SP com 644 pontos.


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.



Departamento de Comunicação – CBDA