CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Natação

21/04/2019 18:48:08

Seleção Brasileira é definida para o Campeonato Mundial Júnior


Seleção terá 12 garotos e quatro garotas na competição

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA Seleção Brasileira é definida para o Campeonato Mundial Júnior
21/04/2019 18:48:08

(Rio de Janeiro, 21 de abril de 2019) A seleção brasileira juvenil de Natação está definida para o Campeonato Mundial da categoria, que será realizado em Budapeste, na Hungria. A equipe contará com 12 garotos e quatro garotas que representarão o Brasil na competição e chegou a sua formação final neste domingo (21), último dia de Troféu Brasil Maria Lenk, realizado no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

De acordo com o supervisor de Natação da CBDA, Gustavo Otsuka, a seleção brasileira formada para o Campeonato Mundial Júnior tem talentos que já despontam entre os melhores do Brasil entre os adultos e podem fazer bonito na principal competição da categoria.

“É uma seleção com alguns atletas que já estão entre os melhores do Brasil em todas as categorias e alguns nadadores que são um pouco mais novos e terão uma bela oportunidade de competir em um torneio tão importante”, falou.

Um dos principais nomes da seleção brasileira juvenil é Murilo Sartori. Medalhista nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018, o atleta de Americana teve o melhor tempo sub-18 do Mundo nos 200m livre durante o Troféu Brasil Maria Lenk. Agora, quer uma medalha no Campeonato Mundial de Budapeste.

“Está sendo uma competição muito importante para mim. Com certeza o Murilo deste ano é muito mais maduro do que o do ano passado. Depois da medalha nos Jogos Olímpicos da Juventude, as coisas mudaram um pouco. Não sou mais um atleta que faz Natação porque gosta. Sou um atleta profissional de Natação e quero mostrar isso no Mundial. Ajudando em revezamentos, em todas as provas que eu puder nadar e sair de lá com uma medalha. Por que não?”, indaga Sartori.

Ao fim do Troféu Brasil Maria Lenk de Natação, a seleção brasileira formada de acordo com os melhores tempos em relação ao ranking mundial é:

Atletas:

Murilo Sartori - Americana - 200m livre

Lucas Souza - Unisanta - 100m livre

Bernardo Almeida - Pinheiros - 100m borboleta

Bruno Suzuki - Pinheiros - 200m livre.

Pedro Cataldi - Pinheiros - 50m livre

Gustavo Saldo - Curitibano - 200m borboleta

Pedro Motta - N1/Moura Lacerda - 100m borboleta

Vitor Pinheiro Souza - Pinheiros - 100m peito

Matheus Avelar - Minas Tênis Clube - 1500m livre

Pedro Cristo - Minas Tênis Clube - 400m medley

Eduardo Moraes - Minas Tênis Clube - 400m livre

Davi Mourão - Corinthians - 100m peito

Maria Fernanda Costa - Flamengo - 400m livre

Fernanda Celidônio - Asbac/Aquanaii - 100m costas

Sofia Rondel - Corinthians - 200m livre

Alexia Assunção - Pinheiros - 200m costas

Treinadores

Fábio Cremonez - Americana

Márcio Latuf - Unisanta

Tiago Moreno - Pinheiros


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.


Departamento de Comunicação - CBDA