CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Pólo Aquático

04/11/2018 23:32:21

Brasil vence a Argentina e é campeão sul-americano no masculino


Partida terminou 9 a 8 para o Brasil

Foto: CBDA/Divulgação Brasil vence a Argentina e é campeão sul-americano no masculino
04/11/2018 23:32:21

(Trujillo, Peru, 4 de novembro de 2018) A seleção brasileira masculina de Pólo Aquático é campeã Sul-Americana de 2018. Neste domingo (4), em Trujillo, no Peru, ao vencer a Argentina por 9 a 8, os meninos do Brasil garantiram o título do torneio continental. A vaga nos Jogos Pan-Americanos foi assegurada com a classificação para a disputa final.

A partida começou com as duas equipes se estudando. Os argentinos saíram na frente, mas o Brasil conseguiu virar ainda no primeiro quarto. Os argentinos ainda empataram no primeiro período que terminou em 2 a 2. No segundo quarto, o Brasil conseguiu tomar a frente do placar e fechou o tempo com 5 a 3.

No terceiro quarto, o Brasil conseguiu ampliar sua vantagem em 7 a 3, mas os argentinos se recuperaram no placar, e o quarto foi finalizado em 8 a 6 para o Brasil. No último quarto, com várias exclusões dos dois times e um jogo tenso, a seleção brasileira conseguiu a vitória por 9 a 8.

“Jogo digno de final de Sul-Americano. A equipe da Argentina se prepara para os Jogos Pan-Americanos do ano que vem e vem em uma crescente boa. Conseguimos o título que é muito importante para a gente e para o Pólo Aquático brasileiro que precisava deste prêmio”, falou o técnico André Avallone.

“Fiquei muito certo que o nosso time ia ganhar. Parabéns à Argentina, que jogou muito bem hoje. Nós chegamos como favoritos e conseguimos chegar ao título. É muito difícil que isso aconteça. É só início de um projeto muito longo de um projeto que é chegar aos Jogos Olímpicos”, disse o capitão Slobodan Soro.

Com a medalha de ouro no Pólo Aquático feminino, o Brasil chega a 15 medalhas na competição (nove de ouro, quatro de prata e duas de bronze).


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA