CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Saltos Ornamentais

13/09/2018 11:30:12

Parque Aquático Maria Lenk recebe seletiva de Saltos Ornamentais


Competição definirá seleção brasileira para o Campeonato Sul-Americano

Foto: CBDA/Divulgação Parque Aquático Maria Lenk recebe seletiva de Saltos Ornamentais
13/09/2018 11:30:12

(Rio de Janeiro, 12 de setembro de 2018) O Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, receberá, a partir da próxima sexta-feira (14), a seletiva de Saltos Ornamentais para o Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos, que será realizado entre outubro e novembro, no Peru.

O Campeonato Sul-Americano será seletiva para os Jogos Pan-Americanos de 2019, por isso a CBDA estabeleceu as provas olímpicas como critério principal para formação da seleção. Portanto, nas provas desta sexta-feira (14), sairão os oito nomes que representarão o Brasil em Trujillo.

"O Sul-Americano tem dois grandes objetivos: a retomada da hegemonia da América do Sul, por isso pensamos em levar uma equipe completa e disputar o título por países. O outro é a seletiva para os Jogos Pan-Americanos de 2019 e o Sul-Americano tem papel decisivo e fundamental para a formação da equipe no ano que vem e quantidade de vagas que teremos para os Jogos", disse Cassius Duran, consultor técnico de alto rendimento de Saltos Ornamentais da CBDA.

As disputas usadas como base serão trampolim de 3m (duas mulheres e dois homens) e plataforma (duas mulheres e dois homens). Além destas, serão disputadas: Trampolim 1m masculino e feminino, sincronizado trampolim 3m masculino e feminino, sincronizado plataforma 10m masculino e feminino, sincronizado misto trampolim 3m, sincronizado misto plataforma 10m e prova de equipe.

As disputas decisivas serão realizadas a partir das 9h30, com possibilidade de alteração para as 10h. Veja os critérios de classificação clicando neste link. 


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA