CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Saltos Ornamentais

14/09/2018 17:00:08

Seleção brasileira de Saltos Ornamentais é definida para o Sul-Americano do Peru


Equipe que representará o Brasil na competição está definida após seletiva no Parque Aquático Maria Lenk

Foto: Satiro Sodré/CBDA Seleção brasileira de Saltos Ornamentais é definida para o Sul-Americano do Peru
14/09/2018 17:00:08

(Rio de Janeiro, 14 de setembro de 2018) A seleção brasileira de Saltos Ornamentais que disputará o Campeonato Sul-Americano está definida. Nesta sexta-feira (14), no Parque Aquático Maria Lenk, foram decididos os oito nomes que estarão em Trujillo, no Peru, no começo de novembro, para disputa da competição continental. Giovana Pedroso, Ingrid Oliveira, Daniele Robles e Tammy Galera, Ian Matos, Luiz Felipe Outarelo, Isaac Souza e Jackson Rondinelli estão classificados.

+ Veja as fotos da seletiva

Nas disputas de trampolim, realizadas na manhã desta sexta-feira, Ian Matos e Luiz Felipe Outarelo garantiram suas vagas. Ian foi campeão da seletiva ao somar 380,70 pontos. Luiz foi o segundo colocado com 361,10 pontos, em uma disputa emocionante com Luis Felipe Moura.

Também na manhã desta sexta-feira, Andressa Mendes e Anna Lucia Santos disputaram a prova de plataforma, mas não superaram as marcas de Giovana Pedroso e Ingrid de Oliveira, feitas no Troféu Brasil deste ano que também serviu como seletiva para o torneio continental.


Já no período da tarde, foram definidos os atletas pelas vagas de plataforma masculino e trampolim de 3m feminino. Isaac Souza voltou a vencer a prova de plataforma. Ele e Jackson Rondinelli, porém, garantiram suas vagas com a pontuação feita no Troféu Brasil realizado em abril.

"Já tinha me classificado no Troféu Brasil. Hoje, tentei melhorar minha marca, mas não consegui. Estou feliz, pois vou representar meu país mais uma vez. Pretendo, no Sul-Americano, já garantir minha vaga para os Jogos Pan-Americanos de 2019", disse Isaac Souza.

No trampolim de 3m, Danielle Robles e Tammy Galera garantiram suas vagas na seletiva realizada nesta sexta-feira, ao concluírem a prova com as marcas de 244,95 e 239,45 pontos, respectivamente.

"É sempre uma emoção especial estar na seleção brasileira. O Campeonato Sul-Americano é sempre muito forte. A Colômbia e a Venezuela vão com suas equipes principais e, sendo seletiva para os Jogos Pan-Americanos, com certeza será uma competição muito forte", falou Tammy.

O Campeonato Sul-Americano do Peru reunirá as cinco modalidades em quase 15 dias de competições divididas entre Lima e Trujillo. Os Saltos Ornamentais serão realizados em Lima, a partir do dia 5 de novembro.



Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA