CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Saltos Ornamentais

19/03/2019 10:21:00

Seletiva para torneios internacionais, Troféu Brasil estreia parceria entre CBDA e Saltos Brasil


Competição começa nesta quarta-feira

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA Seletiva para torneios internacionais, Troféu Brasil estreia parceria entre CBDA e Saltos Brasil
19/03/2019 10:21:00

(Rio de Janeiro, 19 de março de 2019) O 49º Troféu Brasil de Saltos Ornamentais começa na próxima quarta-feira (20) e, para 2019, conta com uma novidade: esta será a primeira competição realizada em parceria da CBDA com a Saltos Brasil, entidade voltada ao desenvolvimento da modalidade no país. O torneio é seletiva para os Jogos Pan-Americanos, Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos e Grand Prix da Fina.

Os atletas que participarem do Troféu Brasil de Saltos Ornamentais terão a última oportunidade para se classificarem às três principais competições do ano. Para os jogos Pan-Americanos, apenas oito atletas (quatro mulheres e quatro homens) estarão classificados. Para o Campeonato Mundial e para o Grand Prix, os saltadores podem garantir vaga nas provas não olímpicas de acordo com os índices (veja os critérios clicando neste link).

De acordo com o supervisor de Saltos Ornamentais da CBDA, Cassius Duran, a competição terá um nível técnico bastante alto, já que os atletas querem garantir suas vagas nos principais torneios da temporada.

“Essa é a principal do ano. É a última oportunidade dos atletas atingirem o índice para as competições internacionais. Então, a gente espera que eles estejam na sua melhor performance para conseguir estes resultados que eles pretendem participar”, falou.

Esta será a primeira competição em parceria da CBDA com a Saltos Brasil. Segundo o presidente da entidade, Ricardo Moreira, a ação em conjunto das instituições contribuirá para o desenvolvimento do esporte no país. Além disso, ressalta o trabalho feito para receber as agremiações em Brasília.

“Estamos muito felizes com a confiança da CBDA em nos dar essa responsabilidade de organizar a competição mais importante da modalidade. Acreditamos que essa parceria está começando bem e estamos fazendo de tudo para que ela se consolide e que possamos atuar em prol dos Saltos Ornamentais”, falou.

“É seletiva para o Grand Prix, Jogos Pan-Americanos e Mundial. Estamos começando com essa responsabilidade gigantesca. Estamos trabalhando duro para que tenhamos bons resultados na piscina e de organização também”, completou.

Os veículos de imprensa têm até esta terça-feira, às 15h (de Brasília), para enviar seu credenciamento para a competição.


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA