A nova marca da CBDA é a marca dos Brasileiros nos Esportes Aquáticos

Notícias

Nicholas e Guido, no caminho do pódio

14/12/2012

 Istambul/TUR – Dois recordes do campeonato mundial no mesmo dia. Este é o saldo de Nicholas Santos na prova de 50m borboleta nesta sexta-feira, 14/12, no Mundial em Piscina Curta de Istambul. Nas eliminatórias ele igualou a marca da competição (22s40) com o venezuelano Albert Subirats. Nas semifinais da noite (tarde brasileira) ele superou o tempo, com 22s23. Guilherme Guido, bronze no segundo dia de finais, também passou à semi bem posicionado. O Brasil está pavimentando o caminho para buscar medalhas neste sábado, 15/12.

– Estou na batalha pelo pódio. À noite nadei já um pouquinho mais forte, mas vi que dava pra dar uma segurada e melhorar meu tempo. Amanhã à noite o objetivo mesmo é fazer 21s. Independente do adversário que tenha na água vou tentar nadar abaixo desses 22s que é meu grande desafio pessoal – contou Nicholas.

Ele nadou a segunda bateria eliminatória, mesma em que Kaio Márcio Almeida disputou e terminou na 11ª posição (23s20). Na primeira, o americano Thomas Shields foi o melhor tempo, 22s58, e acabou como o segundo melhor no geral. O terceiro é velho conhecido dos brasileiros, o francês Frederick Bousquet (22s61).

Nos 50m costas Guilherme Guido também indicou que está na briga por mais um pódio em Istambul. Ele fez 23s27, venceu a série e entra na final com o terceiro tempo. O russo que foi prata nos 100m costas, Stanislav Donets foi a melhor marca da semifinal (23s14) empatado com o australiano Robert Hurley.

Pela primeira vez na competição o Brasil terá dois finalistas na mesma prova, pois Daniel Orzechowski também se classificou para a decisão com o quinto tempo (23s37). Ambos disseram que gostaram do resultado, embora ainda possam ganhar centésimos melhorando alguns detalhes para a noite de sábado. Guido afundou muito na largada e Daniel, disse que ainda pode encaixar melhor a chegada.

Na parte da manhã o revezamento 4x100m medley feminino não se classificou para a decisão da noite desta sexta-feira, mas superou o recorde sul-americano da prova. Fabíola Molina, Beatriz Travalon, Daynara de Paula e Larissa Oliveira marcaram 3m57s66, fazendo melhor que os 3m59s45 do último Mundial em Piscina Curta, em Dubai 2010, em que Fabíola também estava presente.

O Brasil participa do Mundial em Piscina Curta de Istambul com recursos dos Correios – Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva – Governo Federal – Ministério do Esporte, Speedo e Sadia. Programa de provas (Eliminatórias)

15/12 – Sábado – 50m costas feminino (Fabíola Molina e Etiene Medeiros) / 100m livre masculino (Guilherme Roth dos Santos) / 100m borboleta feminino (Daynara de Paula) / 100m medley masculino (Thiago Simon) / 50m livre feminino (Flavia Delaroli Cazziolato e Alessandra Marchioro) / 200m medley feminino / 50m peito masculino (João Gomes Junior e Felipe Lima) / 4x100m livre feminino 16/12 – Domingo – 200m costas masculino / 200m peito feminino (Beatriz Travalon) / 200m borboleta masculino / 200m livre feminino / 4x100m medley masculino/ 1500m masculino.

Eliana Alves

Compartilhar:

Patrocinadores

Patrocinadores CBDA