CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Maratonas Aquáticas

21/02/2019 11:00:50

Com cerca de 350 inscritos, Campeonato Brasileiro e Copa Brasil estreiam temporada de Maratonas Aquáticas


Competição será neste fim de semana, em Porto Alegre

Foto: Divulgação/GNU Com cerca de 350 inscritos, Campeonato Brasileiro e Copa Brasil estreiam temporada de Maratonas Aquáticas
21/02/2019 11:00:50

(Rio de Janeiro, 21 de fevereiro de 2019) A temporada brasileira de Maratonas Aquáticas começa neste sábado (23), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Pelo segundo ano consecutivo, a Ilha do Pavão, sede náutica do Grêmio Náutico União, recebe a primeira etapa do Campeonato Brasileiro e Copa Brasil da modalidade. A etapa apresenta novidades e será seletiva para o Sul-Americano Juvenil.

Ao contrário da temporada anterior, a competição será realizada em dois dias consecutivos. Em 2018, havia um dia de intervalo entre as provas. Neste ano, ao contrário do ano passado, serão cinco etapas de Campeonato Brasileiro e Copa Brasil. De acordo com o gerente de Maratonas Aquáticas da CBDA, Nilson Garbaz, as mudanças já poderão ser sentidas na primeira etapa das competições.

“Fizemos algumas modificações para tentar atender melhor a comunidade. Nós vamos fazer as duas competições em cinco etapas e em dias consecutivos, visando o planejamento econômico dos clubes. Nós já pudemos sentir a diferença. Em Porto Alegre, teremos 350 atletas, quase o dobro da mesma etapa no ano passado”, falou.

No sábado, serão disputadas as provas: 7,5 km e 10 km (Campeonato Brasileiro) e 2,5 km (Copa Brasil). No domingo, serão: 5 km (Campeonato Brasileiro) e 5 km (Copa Brasil). A prova de 7,5 km será seletiva para o Campeonato Sul-Americano Juvenil, que será realizado em abril, em Santiago, no Chile.

“Esta será a última oportunidade dos jovens se classificarem para o Sul-Americano, então esperamos uma prova de alto nível técnico. Estamos bastante felizes com o crescimento da maratona e o número de participantes mostra isso”, completou Garbaz.


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA