CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Maratonas Aquáticas

13/03/2019 09:40:22

Com equipe renovada, seleção brasileira disputa Jogos Sul-Americanos de Praia Rosário 2019


Brasil irá com seleção renovada para a competição

Foto: Divulgação/Rosário 2019 Com equipe renovada, seleção brasileira disputa Jogos Sul-Americanos de Praia Rosário 2019
13/03/2019 09:40:22

(Rio de Janeiro, 13 de março de 2019) A seleção brasileira de Maratonas Aquáticas desembarca, nesta quinta-feira (14), em Rosário, na Argentina, para a disputa do 4º Jogos Sul-Americanos de Praia. A competição é uma missão do Comitê Olímpico do Brasil. Marina Amorim, Aricia Peree, Bruce Almeida e Alexandre Finco disputarão a competição.

As provas da Maratona Aquática serão entre os dias 16 a 18 de março. Ao todo, os atletas competirão em três provas: 5 km, 10 km e revezamento misto de 6 km. As disputas serão realizadas no Balneário La Flórida, na Costanera Norte.

“Nós vamos à essa competição com uma equipe sub-23. Na verdade, são duas garotas com menos de 20 anos e os meninos com 23. As outras seleções vão com equipes absolutas. Nosso objetivo é dar experiência a esses jovens, que estão subindo muito bem. A nossa expectativa é que eles nadem bem e consigam bons resultados”, disse o chefe de equipe de Maratonas Aquáticas na competição, Rogério Arapiraca.

O Time Brasil será composto por 62 atletas, sendo 37 homens e 25 mulheres distribuídos nas modalidades que serão disputadas nesta edição dos Jogos Sul-Americanos de Praia. Em Rosário, o Brasil será representado em nove esportes: beach soccer, esqui aquático, handebol de praia, maratona aquática, surfe (stand-up paddle), tênis de praia, triatlo, vela e vôlei de praia.

Ainda segundo o Comitê, esta será uma missão 100% feminina: serão nove profissionais que trabalharão para dar estrutura aos atletas e comissões que estarão em Rosário.


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA