CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Pólo Aquático

23/01/2019 20:44:32

No feminino, Canadá vence Cuba e garante vaga no Mundial; EUA derrota Brasil


Equipe feminina do Canadá garantiu a vaga depois de somar quatro pontos na primeira fase

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA No feminino, Canadá vence Cuba e garante vaga no Mundial; EUA derrota Brasil
23/01/2019 20:44:32

(São Paulo, 23 de janeiro de 2019) A equipe feminina do Canadá é a primeira seleção classificada para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos via Copa UANA, que é realizada na piscina do Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. A seleção canadense garantiu sua vaga ao vencer Cuba, nesta quarta-feira (23), por RESULTADO CANADÁ E CUBA. No masculino, os Estados Unidos venceram o Brasil e a equipe masculina do Canadá derrotou a Argentina.

+ Veja as fotos da Copa UANA

No primeiro jogo do dia, canadenses e cubanas se enfrentaram. A seleção do Canadá controlou a partida e, desde o primeiro quarto, encaminharam a vitória (5 a 1). No segundo, ampliaram o placar para 9 a 1. No terceiro, um gol para cada lado: 10 a 2. No último, as canadenses definiram o placar em 14 a 3 e garantiram a primeira colocação na chave feminina e, consequentemente, a classificação para o Mundial de Esportes Aquáticos.

Na sequência, Canadá e Argentina se enfrentaram pela segunda rodada da chave masculina. Os canadenses abriram o primeiro quarto na frente com 5 a 1. No segundo quarto, após quase quatro minutos, a partida foi interrompida por conta de raios. Na retomada, os canadenses continuaram à frente e terminaram o primeiro tempo com 8 a 1. Na volta, o Canadá conseguiu ampliar sua vantagem: 10 a 2. Para sacramentar a vitória, os canadenses marcaram mais quatro gols, enquanto os argentinos anotaram dois: 14 x 4. Com o resultado, o Canadá garante mais dois pontos e está em segundo lugar na chave.

Brasil e Estados Unidos se enfrentaram no encerramento do segundo dia de Copa UANA. Os EUA controlaram o placar desde o início da partida e terminaram o primeiro quarto vencendo por 3 a 0. No segundo, ampliaram sua vantagem para 7 a 1. Na volta para o segundo tempo, os Estados Unidos fizeram mais cinco gols, enquanto o Brasil fez três (12 a 4). No último quarto, os americanos confirmaram o favoritismo e venceram a partida por 15 a 4. Com a vitória, os EUA lideram a chave masculina com quatro pontos - obtém vantagem sobre os canadenses no saldo de gols.

Feminino

(Jogo 2)

Canadá 14 x 3 Cuba

Masculino

(Jogo 3)

Canadá 12 x 4 Argentina

 (Jogo 4)

Estados Unidos 15 x 4 Brasil

Partidas desta quinta-feira

Feminino

(Jogo 3)

15h30 - Cuba x Brasil

Masculino

(Jogo 5)

17h15 - Canadá x EUA

(Jogo 6)

18h30 - Argentina x Brasil


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA