CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Pólo Aquático

24/01/2019 21:30:20

Rodada define semifinais da Copa UANA


EUA x Argentina, Canadá x Brasil (masculino), Cuba x Brasil (feminino) se enfrentam por vagas

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA Rodada define semifinais da Copa UANA
24/01/2019 21:30:20

(São Paulo, 24 de janeiro de 2019) A rodada desta quinta-feira (24) da Copa UANA de Pólo Aquático, realizada na piscina do Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo, definiu os confrontos decisivos para as disputas por vagas no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em julho, em Gwangju, na Coréia do Sul. Nesta sexta-feira (25), saem os outros três classificados para o torneio. A equipe feminina do Canadá já garantiu sua vaga.

+ Veja as fotos da Copa UANA

O principal jogo do dia foi o que fechou a rodada. Brasil e Argentina disputavam, na piscina, mais do que um clássico sul-americano. As equipes almejavam o terceiro lugar da chave e a oportunidade de enfrentar o Canadá na partida que valerá uma vaga no Mundial. O Brasil começou tomando as ações do jogo e abriu 2 a 0 no primeiro quarto. No segundo, a seleção brasileira ampliou sua vantagem para 7 a 0. O terceiro quarto foi equilibrado: dois gols para cada lado (9 a 2). No último, o Brasil sacramentou a vitória por 13 a 3

O primeiro jogo do dia começou com duas horas de atraso por conta dos raios que atingiram São Paulo. Brasil e Cuba iniciaram a partida de maneira equilibrada. As brasileiras chegaram a abrir o placar, mas as cubanas terminaram o primeiro quarto vencendo por 3 a 2.  No segundo quarto, Cuba ampliou sua vantagem para 7 a 3. O terceiro quarto foi de recuperação para o Brasil, que encostou no placar (9 a 9). No último, as equipes mantiveram o equilíbrio e terminaram o jogo empatadas em 11 a 11.

Na segunda partida desta quinta-feira, Estados Unidos e Canadá se enfrentaram para definir quem seria o líder da chave masculina. Os EUA começaram à frente do placar e terminaram o primeiro quarto vencendo (6 a 4). No segundo quarto, os americanos dispararam no placar 12 a 4. No terceiro quarto, os canadenses até diminuíram a diferença, mas os americanos continuaram à frente: 15 a 7. No último quarto, os americanos definiram a vitória por 18 a 9 e garantiram o primeiro lugar da chave masculina.

Com os resultados desta quinta-feira, ficaram definidas as semifinais desta sexta-feira: No masculino, EUA x Argentina, e Canadá x Brasil. No feminino, Cuba x Brasil. Os vencedores dos confrontos estarão classificados para a final da Copa UANA e, consequentemente, garantirão seus lugares no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos.

Veja os resultados desta quinta-feira

Feminino

(Jogo 3)

Cuba 11 x 11 Brasil

Masculino

(Jogo 5)

Canadá 9 x 18 Estados Unidos

(Jogo 6)

Argentina 3 x 13 Brasil


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA