CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Pólo Aquático

25/01/2019 19:40:12

Cuba vence Brasil, garante vaga no Mundial e disputa final da Copa UANA; semis do masculino são adiadas


Cubanas venceram as brasileiras em partida emocionante

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA Cuba vence Brasil, garante vaga no Mundial e disputa final da Copa UANA; semis do masculino são adiadas
25/01/2019 19:40:12

(São Paulo, 25 de janeiro de 2019) A seleção feminina de Cuba está classificada para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos. Depois de vencer o Brasil, nesta sexta-feira (25), no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo, as cubanas garantiram um lugar na final da Copa UANA de Pólo Aquático contra o Canadá. As partidas entre Brasil e Canadá, e Estados Unidos e Argentina foram suspensas por conta do mau tempo na capital paulista.

A segunda vaga feminina para o Mundial de Esportes Aquáticos saiu no primeiro jogo do dia. Brasil e Cuba duelaram para saber quem disputaria a final contra o Canadá e asseguraria um lugar em Gwangju. No primeiro quarto, as cubanas largaram na frente com 3 a 0. No segundo quarto, Cuba ampliou sua vantagem: 7 a 2. As visitantes aumentaram sua vantagem no terceiro quarto: 9 a 3. No último quarto, Cuba confirmou a vitória e a vaga: 12 a 9.

A partida entre Brasil e Canadá seria realizada às 17h15. O mau tempo, porém, impediu que as equipes entrassem na piscina para disputar uma vaga no Campeonato Mundial de Gwangju. A organização da competição decidiu que brasileiros e canadenses, assim como americanos e argentinos se enfrentarão neste sábado.

Os novos horários de jogos serão:

Masculino

8h - Brasil x Canadá (semifinal)

9h30 – Eua x Argentina (semifinal)

13h45 – disputa de terceiro lugar

15h – final

Feminino

12h30 – Cuba x Canadá (final).


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA