CBDA, Natação, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas, Saltos Ornamentais

Pólo Aquático

26/01/2019 16:40:09

Canadá e Brasil são campeões da Copa Uana de Pólo Aquático


Canadá venceu Cuba com tranquilidade, enquanto Brasil derrotou favorito Estados Unidos

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA Canadá e Brasil são campeões da Copa Uana de Pólo Aquático
26/01/2019 16:40:09

(São Paulo, 26 de janeiro de 2019) Canadá e Brasil são os campeões da Copa Uana 2019 de Pólo Aquático. A seleção da América do Norte venceu Cuba, enquanto o Brasil derrotou Estados Unidos,  neste sábado (26), nas decisões da competição que foi realizada desde a última terça-feira (22), na piscina do Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. O Canadá também foi terceiro lugar no masculino.

+ Veja as fotos da Copa Uana

A final do masculino lotou as arquibancadas do Sesi Vila Leopoldina. Depois de garantir a vaga contra o Canadá, os torcedores compareceram para apoiar a seleção brasileira diante dos americanos.

O primeiro quarto, porém, foi dos EUA: 4 a 2. No segundo, o Brasil chegou a empatar a partida, mas os americanos terminaram à frente: 6 a 5. O terceiro quarto também foi acirrado. O goleiro Soro conseguiu evitar um gol de pênalti dos EUA e, na sequência, Gustavo Grummy empatou novamente para o Brasil 7 a 7. No último quarto, mais equilíbrio (9 a 9), e Brasil e Estados Unidos foram para a decisão por pênaltis.


Nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro Slobodan Soro. O touca 1 do Brasil defendeu duas cobranças. Os brasileiros Rafael Vergara, Gustavo Grummy Guimarães e Guilherme Leiva marcaram os gols do Brasil, que se tornou bicampeão da Copa Uana.

O Canadá construiu seu título já no início do jogo. A seleção, que foi primeira colocada na fase inicial da competição, abriu o placar e terminou o primeiro quarto à frente (3 a 2). O segundo quarto também foi acirrado. O Canadá, porém, conseguiu abrir certa vantagem: 9 a 5. No terceiro, a seleção canadense deslanchou: 14 a 6.  No último quarto, o Canadá confirmou a vitória por 18 a 9 e conquistou o título da Copa Uana no feminino.

Depois de perderem para Brasil e Estados Unidos, respectivamente, Canadá e Argentina voltaram à piscina do Sesi para definir quem seria o terceiro colocado da chave masculina. Os canadenses iniciaram a partida controlando o jogo e o placar: 3 a 1 no primeiro quarto. O Canadá conseguiu ampliar sua vantagem no segundo quarto: 7 a 3. No terceiro quarto, um gol para cada lado: 8 a 4.  A partida terminou 10 a 6 para o Canadá.

Segundo o coordenador de seleções da CBDA e um dos responsáveis por trazer a Copa Uana ao Brasil, Ricardo Azevedo acredita que a competição foi realizada com êxito e planeja novos torneios realizados nas piscinas brasileiras.

“Já pedi o Intercontinental do ano que vem, quero trazer também o Mundial sub-16. Nós temos que trazer o Pólo Aquático ao nosso torcedor. Quando nós viajamos, apenas nós vemos a seleção brasileira. Se pudermos trazer a competição até a gente, mais pessoas poderão acompanhar nossa seleção”, falou.

A Copa Uana foi realizada em uma parceria da Union Americana de Natacion e a CBDA, com apoio da Fluidra e do Sesi São Paulo. 

Premiações individuais:

Feminino:

Artilheira - Damiuska Carrasco (Cuba)

Melhor goleira - Marelis Morgan (Cuba)

Melhor jogadora - Kiara Crismas (Canadá)

Masculino

Artilheiro - Alex Bowen (Estados Unidos)

Melhor goleiro - Slobodan Soro (Brasil)

Melhor jogador - Gustavo "Grummy" Guimarães (Brasil)


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.


Departamento de Comunicação - CBDA