17/09/2022
0
659

Esporte Clube Pinheiros é campeão geral do Troféu José Finkel 2022

Clube de São Paulo arremata segunda competição absoluta nesta temporada
Esporte Clube Pinheiros é campeão geral do Troféu José Finkel 2022

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

(Recife, 17 de setembro de 2022) O Esporte Clube Pinheiros é o campeão do Campeonato Brasileiro Interclubes - Troféu José Finkel 2022. A competição, que foi realizada desde a última terça-feira (13) e terminou neste sábado (17), no Complexo Esportivo e Aquático Santos Dumont, em Recife, foi seletiva para o Campeonato Mundial de Melbourne. A seleção será anunciada na próxima semana pela CBDA.   

+ Veja as fotos do evento

+ Veja os resultados oficiais

Para chegar ao título, o Pinheiros somou 2337,50 pontos ao longo dos cinco dias de competição. O Minas Tênis Clube terminou na segunda colocação com 1934 pontos. A Unisanta foi a terceira colocada. Com o título, o Pinheiros chega a sua segunda conquista em torneios absolutos em 2022. O clube de São Paulo também foi o campeão do Troféu Brasil, realizado em abril. 

“É fantástico. Um resultado sensacional. A gente se preparou muito para isso. A temporada, depois do Troféu Brasil, foi definida para isso. Reunimos a galera e definimos que queríamos fazer essa dobradinha. A estrutura que o Pinheiros nos dá é fantástica e nos proporciona chegar a esse objetivo”, comemorou o head coach do Pinheiros, André Ferreira.  

Os troféus de melhores índices técnicos foram para Fernando Scheffer, pelo seu recorde sul-americano nos 200m livre, e para Etiene Medeiros, pela sua conquista nos 100m costas. Já o prêmio de atleta eficiente - aquele que soma mais pontos para seu clube – foi para Gabrielle Roncatto, que somou 180 pontos para o Flamengo, e Guilherme Costa, que foi responsável por 200 pontos para a Unisanta.  

 

“Foi uma competição incrível, com uma estrutura impecável oferecida pela Federação Aquática Pernambucana e seus parceiros que nos apoiaram fielmente antes e durante a realização da competição. A CBDA só tem a agradecer todo apoio dado à Natação brasileira aqui em Recife", disse Gustavo Otsuka, gerente de Natação da CBDA.  

“Podemos resumir tudo em uma palavra: extraordinário. Foi um evento maravilhoso, com pessoas capacitadas, treinadas e é um legado que fica para o Pernambuco e para a Federação. O sarrafo está lá em cima. Seguimos em frente”, falou o presidente da CBDA, Luiz Fernando Coelho.  

“Nos esforçamos e muito para entregar uma competição de excelência. Foi um trabalho a muitas mãos para dar toda estrutura aos atletas, técnicos e delegações que participaram deste Troféu José Finkel. A gente conseguiu alcançar o que pretendíamos. Trabalho é muito grande, mas a vontade de fazer a coisa certa também”, relatou Marcelo Falcão, presidente da Federação Aquática Pernambucana.

Chuva de recordes

Ao todo, foram 33 recordes batidos na competição: sendo cinco recordes sul-americanos, sete brasileiros, 11 de campeonato e dez brasileiros de campeonato. 

 

O Troféu José FInkel 2022 é organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos em parceria com a Federação Aquática Pernambucana, com patrocínio da Yakult do Brasil, Fluidra do Brasil e da Secretaria de Esportes de Pernambuco, com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, da Copergás e da Corpore Sano Esportes e parceria com a Speedo, Estácio, Êxito Artes, Accor e Prefeitura de Recife.  

COMPARTILHE:
Deixe seu comentário
speedo

Veja Também

PATROCÍNIOS

Yakult
Fluidra
Speedo

PARCERIAS

Estácio
Êxito
blog bigmidia
swim channel

APOIADORES

logo comitê olimpico do brasil
logo CBC - Comitê Brasileiro de Clubes