(Rio de Janeiro, 14 de agosto ed 2023) A seleção brasileira de Nado Artístico conquistou, no último fim de semana, três medalhas no Campeonato Pan-Americano da modalidade, disputado em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. Foram duas medalhas de ouro e uma de prata conquistadas pelas atletas brasileiras na competição.
O dueto brasileiro, que se prepara para os Jogos Pan-Americanos, foi o grande destaque com a conquista do ouro na rotina técnica com 202.610 pontos somados. A prata foi para o Peru (184.791 pontos) e o bronze para o Canadá (184.375).
Na rotina livre, o dueto brasileiro, formado por Gabriela Regly, Laura Miccuci e Jullia Catharino (r), terminou com a prata com 144.5875 pontos. O Peru foi o campeão com 144.8375 pontos e o bronze foi para o Canadá (140.1646).
“Participar dessa competição foi muito importante para todo o processo de preparação para os Jogos Pan Americanos, que serão realizados em Santiago. Estar nessa competição foi um grande teste para essa "nova coreografia”, e o saldo foi muito positivo”, disse a treinadora Nathália Esteves.
Ela também ressaltou a importância da presença da consultora técnica Mayuko Fujiki no Brasil para o desenvolvimento deste dueto de olho na vaga olímpica.
“Fomos ao Mundial, no mês passado, melhoramos uma posição no ranking internacional, mas percebemos que ainda tínhamos muito a fazer para conquistar a vaga olímpica.
Recebemos a visita presencial da nossa consultora e grande técnica, Mayuko Fujiki, que teve a mesma percepção nossa. Ela trouxe mudanças muito positivas tanto para a equipe quanto para o dueto”, completou.
O hino do Brasil voltou a ser tocado na rotina técnica do solo. Jullia Catharino foi a representante brasileira na prova e conquistou a medalha de ouro com 193.003 pontos.
“Agora, é voltar para o Brasil e continuar com esse trabalho que estamos desenvolvendo há mais ou menos um ano para chegar ao Pan Americano com força total”, finalizou.
Além das três atletas, a delegação da seleção brasileira contou com a técnica Nathália Esteves e a chefe de equipe Juliana Dias.