(São Paulo, 2 de novembro de 2023) Gabrielle Assis foi o grande nome desta quinta-feira (2), terceiro dia de Troféu José Finkel, disputado no Pinheiros, em São Paulo. A atleta do Flamengo alcançou índice para o Mundial de Doha, no Catar, nos 200m peito.
+ Veja todas as fotos do Finkel
Bronze em Santiago nesta prova, Gabrielle encaminhou sua vaga para o Mundial do ano que vem com a marca de 2:25.79 e venceu a prova em que é especialista. Bruna Leme terminou na segunda colocação e Pamela Souza completou o pódio.

Até o momento, o Brasil tem, além de Gabrielle, três atletas com índice para Doha. Maria Fernanda Costa e Gabrielle Roncatto, nos 400m livre, e Matheus Gonche, nos 100m borboleta.
Outra medalhaista em Santiago que brilhou nesta quinta, no Pinheiros, foi Viviane Jungblut. Bronze nos 800m, 1500m e nos 10 km no Pan, a atleta do Grêmio Náutico União venceu os 800m livre com a marca de 08:38.98.
100m livre
Os 100m livre foram dominados pelos donos da casa. No feminino, Ana Vieira levou o título da prova com 55.17. No masculino, Breno Correia nadou para 48.67 e também levou a medalha de ouro.
Hall da fama
O dia foi de homenagens na piscina do Pinheiros. Marcus Mattioli, medalhista olímpico com o revezamento 4x200m livre em 1980, foi homenageado com uma placa e, agora, faz parte do Hall da Fama da Natação brasileira.
"Sinto-me muito honrado por fazer parte deste seleto grupo e por poder levar o bome do Minas Tênis Clube comigo onde eu vou. Gostaria de agradecer à Swim Channel e ao Hall da Fama da Natação brasileira pela homenagem e por marcar essa minha história", disse.
