(Rio de Janeiro, 3 de agosto de 2025) A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos lamenta profundamente o falecimento de Edson Perri, carinhosamente conhecido como Barriga, um dos maiores nomes da história do polo aquático brasileiro. Ex-atleta, técnico e referência da modalidade no país, Barriga dedicou sua vida aos esportes aquáticos com paixão, talento e espírito de liderança.
Como jogador, vestiu a camisa da Seleção Brasileira em momentos históricos. Disputou os Jogos Olímpicos de Helsinque, em 1952, foi medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de 1951, em Buenos Aires, e bronze em 1955, na Cidade do México. Atuou por anos no CR Guanabara, encerrando a carreira de atleta em 1959.
Como treinador, construiu uma trajetória ainda mais vitoriosa. Comandou o Brasil em três edições olímpicas (1960, 1968 e 1984), além de liderar gerações no Botafogo de Futebol e Regatas, clube pelo qual conquistou diversos títulos estaduais, nacionais e sul-americanos entre as décadas de 1960 e 1980.
Barriga foi um mestre dentro e fora d’água. Formado em Educação Física, foi responsável por formar atletas e cidadãos, sempre com dedicação absoluta ao desenvolvimento do polo aquático no Brasil.
Neste momento de luto, a CBDA se solidariza com familiares, amigos, ex-atletas e todos os que conviveram com Edson Perri. Seu legado jamais será esquecido.