(Rio de Janeiro, 26 de setembro de 2025) – A equipe brasileira de natação brilhou mais uma vez no Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos, disputado no Parque Aquático Julio de Lamare, no Rio de Janeiro. Além de um expressivo número de medalhas, os jovens talentos do país quebraram três recordes de campeonato nesta sexta-feira (26).
Nos 50m livre masculino Juvenil A, Lucas Dé nadou para 23s99, estabelecendo a nova marca da competição. No Juvenil B, Gabriel Nunes Machuco brilhou nos 200m medley, garantindo o ouro com o tempo de 2min01s10, também recorde de campeonato. Já o revezamento 4x100m livre misto Juvenil B mostrou a força coletiva da equipe, conquistando a vitória e superando a marca anterior: 03:32.61

O dia também foi de conquistas para o nado artístico brasileiro. A equipe garantiu a prata no dueto misto júnior e o bronze na rotina livre por equipes da categoria juvenil, ampliando a coleção de pódios da modalidade no torneio.
Ao final do terceiro dia de competições, o Brasil soma 65 medalhas, sendo 27 de ouro, 19 de prata e 19 de bronze, consolidando-se como potência continental.
As provas seguem até o próximo domingo (28), reunindo as principais promessas da natação e dos esportes aquáticos sul-americanos.