(Rio de Janeiro, 28 de setembro de 2025) O Brasil terminou a primeira semana de Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos com o título da Natação e do Nado Artístico. A competição, realizada no Rio de Janeiro, continua nesta próxima semana com Polo Aquático, Saltos Ornamentais e Águas Abertas.
Com 1104,50 pontos, a seleção brasileira de Natação conquistou o título geral da competição mais uma vez. Ao todo, o Brasil somou 44 medalhas de ouro, 40 de prata e 21 de bronze ao longo dos cinco dias de competição. O troféu de vice-campeão foi para a Argentina e o de bronze para a Colômbia.

Os prêmios de Señor de Sipan também foi dividido entre Brasil e Argentina. O Brasil levou a melhor no masculino com Lucas Dé, pelo seu tempo de 1:50.03 nos 200m livre, e Lucio Flavio de Paula, com seu 52.50 nos 100m borboleta.
Nado Artístico
O Brasil fez bonito no Parque Aquático Julio de Lamare e conquistou o título geral do Nado Artístico no Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos. Com atuações consistentes nas categorias Juvenil e Junior, o time brasileiro somou 222 pontos e levou para casa a taça de campeã continental. O Chile ficou com a segunda colocação, com 208 pontos, enquanto a Colômbia encerrou a competição em terceiro lugar, com 204 pontos.
No Juvenil, a Colômbia terminou na frente com 101 pontos, seguida pelo Brasil (64) e Chile (56). Já no Junior, os brasileiros dominaram a disputa, alcançando 158 pontos contra 152 do Chile e 103 da Colômbia.

Além dos resultados coletivos, a CONSADA (Confederação Sul-Americana de Desportos Aquáticos) concedeu a honraria máxima do Nado Artístico, o prêmio “Señor de Sipán”, aos atletas Isabella Quiñonez (COL), Joaquin Espinoza (ECU), Theodora Garrido (CHI) e Nicolas Campos (CHI), reconhecendo os talentos que brilharam na piscina carioca.
A segunda-feira (29) será de quatro jogos de Polo Aquático no Parque Aquático Julio de Lamare. A partir de terça-feira (30) será a vez dos Saltos Ornamentais começarem as disputas. As provas de Águas Abertas começam na quarta-feira (1º).