(Rio de Janeiro, 11 de fevereiro de 2025) A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anuncia, nesta quarta-feira (11), uma parceria inédita com a Fundação Behring para apoiar a realização de estágios da seleção brasileira de polo aquático na Itália, voltada ao desenvolvimento técnico da equipe com foco nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
A iniciativa prevê um período de treinamentos, intercâmbios técnicos e jogos amistosos contra equipes do campeonato italiano, um dos mais fortes do mundo. A experiência internacional tem como objetivo elevar o nível competitivo da seleção brasileira, proporcionando contato direto com diferentes estilos de jogo e com centros de excelência da modalidade.
Um dos grandes destaques do estágio será a realização de treinamentos e jogos amistosos com o Pro Recco, da Itália, o time mais vitorioso da história do polo aquático mundial e uma das maiores referências do esporte. Fundado em 1913, o clube é multicampeão europeu e reconhecido globalmente pela excelência técnica e pela contribuição ao desenvolvimento da modalidade.
“Jogar e treinar com uma seleção em crescimento como a brasileira representa um valor importante também para nós, porque o esporte evolui por meio da troca e do compartilhamento de experiências. O apoio da Fundação Behring constitui uma contribuição preciosa, não apenas para a seleção brasileira, mas para todo o movimento do polo aquático”, declarou Maurizio Felugo, presidente do Pro Recco.
A Fundação Behring, que já atua com impacto nos esportes aquáticos no Brasil por meio do Instituto Rio Aquatics, amplia agora sua atuação ao apoiar diretamente a preparação internacional da seleção brasileira, conectando atletas e comissão técnica a ambientes de alto rendimento.
“Essa iniciativa representa um passo estratégico na preparação da seleção brasileira. O contato com o polo aquático italiano, especialmente com o Pro Recco, oferece uma oportunidade única de aprendizado e evolução rumo a Los Angeles 2028”, afirmou Diego Albuquerque.
"É com grande alegria que celebramos essa importante parceria, que nos proporcionará a melhor preparação possível, tendo como primeiro grande objetivo o Pan 2027 — onde, com esse apoio fundamental, buscaremos a tão sonhada vaga olímpica.Agradeço a todos os envolvidos nesse processo, incluindo Luís Guilherme, com quem iniciamos esse diálogo em 2023 e que hoje se transforma em realidade.O polo aquático brasileiro, sem dúvida, passa agora para um novo patamar", falou o diretor de Polo Aquático da CBDA, Ayrton Silva.
“Nosso objetivo é contribuir para que atletas brasileiros tenham acesso à melhor estrutura e ao mais alto nível de conhecimento técnico do mundo, dentro e fora da piscina”, destacou Carlos Eduardo Carvalho, ex-técnico da seleção brasileira e consultor da Fundação Behring neste projeto.
O primeiro estágio já tem data confirmada e duração de duas semanas, com início em 29 de março, visando a preparação para a participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo – Divisão 2.