26/05/2025
0
0

Brasil encerra Pan-Americano com 17 medalhas e vagas garantidas para Assunção e Mundiais

Seleções brilharam em Medellín e garantem o Brasil nos Jogos Pan-Americanos
Brasil encerra Pan-Americano com 17 medalhas e vagas garantidas para Assunção e Mundiais

Foto: Divulgação/CBDA

(Rio de Janeiro, 26 de maio de 2025) O Brasil encerrou, neste domingo (25), sua participação no Campeonato Pan-Americano de Esportes Aquáticos, disputado durante as duas últimas semanas, em Medellín, na Colômbia. As Seleções de Nado Artístico, Águas Abertas, Polo Aquático e Saltos Ornamentais conquistaram 17 medalhas (duas de ouro, oito de prata e sete de bronze) e vagas para os Jogos Pan-Americanos Jr.

“Estamos muito satisfeitos com o desempenho das nossas seleções no Pan-Americano de Medellín. Foi uma competição importante, que serviu como preparação e também como classificatória para os Jogos Pan-Americanos Junior de Assunção. Conquistamos medalhas em todas as modalidades que disputamos e, mais importante, garantimos a presença do Brasil em provas fundamentais para o desenvolvimento dessa geração. Isso mostra a força do nosso trabalho de base e o comprometimento dos atletas, clubes e comissões técnicas que representaram o país com excelência”, disse o presidente da CBDA, Diego Albuquerque.

Os grandes destaques da delegação brasileira ficaram por conta das Águas Abertas. Foi em Guatapé que Cibelle Jungblut e Matheus Melecchi conquistaram as duas medalhas de ouro do Brasil no Pan-Americano. Além disso, a dupla garantiu vaga no Pan de Assunção ao lado de Lizian Simões e Leonardo Macedo, que também conquistaram medalhas. As Águas Abertas saem de Medellín com duas medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze.

A seleção brasileira de Nado Artístico também retorna de Medellín com medalhas e vagas conquistadas. Com três medalhas de prata e uma de bronze, a modalidade garantiu vaga nos Jogos Pan-Americanos de Assunção após a apuração do ranking das rotinas das provas de Equipe. As seleções classificadas pelo ranking desta prova também disputará, em Assunção, o dueto feminino e o dueto misto.

O Polo Aquático também volta da Colômbia com todas as vagas conquistadas. A modalidade, porém, era classificatória para os Campeonatos Mundiais sub-18 que serão disputados no ano que vem. O time masculino, após uma bela campanha na fase de grupos, terminou na segunda colocação ao ser superado pelo Canadá na final por 11 a 10. Já o time feminino venceu a Colômbia na disputa pelo terceiro lugar e também terminou no pódio.

Os Saltos Ornamentais arremataram cinco medalhas em Medellín. Destaque para Luiz Roncone, dono de três bronzes na categoria até 13 anos. O Brasil volta de Medellín com seis vagas conquistadas para os Jogos Pan-Americanos Junior.

COMPARTILHE:
Deixe seu comentário

Veja Também

PATROCÍNIOS

Yakult
Arena
Fluidra

PARCERIAS

Estácio
Êxito
blog bigmidia
swim channel

APOIADORES

logo comitê olimpico do brasil
logo CBC - Comitê Brasileiro de Clubes