(Rio de Janeiro, 6 de dezembro 2025) O Minas Tênis Clube é o grande campeão da temporada 2025 da Natação brasileira. O clube de Belo Horizonte levou o ranking geral de clubes deste ano após as conquistas dos títulos dos Campeonatos Brasileiro Júnior e Sênior de Verão, disputados durante esta semana, na piscina do Flamengo, no Rio de Janeiro.
As campanhas no Rio de Janeiro coroam a temporada praticamente perfeita do Minas Tênis Clube, que venceu as duas principais competições da temporada: o Troféu Maria Lenk e o Troféu José Finkel. O Flamengo, campeão dos dois Campeonatos Brasileiros Juvenis na temporada, e o SESI, campeão dos dois Brasileiros Infantis, terminam 2025 em segundo e terceiro do ranking, respectivamente.

Para chegar ao título do Brasileiro Junior de Verão, o Minas Tênis Clube somou 3117 pontos. O Flamengo terminou na segunda colocação com 2775,50 pontos e o Corinthians completou o pódio da categoria com 1887 pontos.
No Sênior, o time minas-tenista somou 2215 pontos. O Pinheiros terminou na segunda colocação com 1740,50 pontos e o Flamengo fechou a competição em terceiro lugar, com 1062,50 pontos.
No Open, o Pinheiros foi o campeão geral pelo quadro de medalhas. A equipe paulista somou 22 medalhas na competição (11 de ouro, 6 de prata e 5 de bronze). O Minas Tênis Clube terminou na segunda colocação e o Sesi em terceiro.
Prêmios individuais
Eficiência
Junior 1
Feminino – Joice Otero Rocha (Flamengo) – 293 pontos
Masculino – Davi Vallim Carvalho (Minas Tênis Clube) – 320 pontos
Junior 2
Feminino – Mariana Oliveira Silva Costa (Minas Tênis Clube) – 205 pontos
Masculino – Artur Macedo Teixeira Mello (Flamengo) – 203 pontos
Sênior
Feminino – Gabrielle Assis da Silva (Flamengo) – 219 pontos
Masculino – Stephan Steverink (Flamengo) – 201 pontos

Índice Técnico
Junior 1
Feminino – Joice Otero Rocha (Flamengo) – 100m borboleta
Masculino – Pedro Henrique Medrado (Flamengo) – 400m livre
Junior 2
Feminino – Agatha Amaral (Minas Tênis Clube) – 200m medley
Masculino – Artur Macedo Teixeira Mello (Flamengo) – 400m livre
Sênior
Feminino – Gabrielle Assis da Silva (Flamengo) – 200m peito
Masculino – Guilherme Pereira da Costa (Sesc-RJ) – 400m livre

A competição no Flamengo fecha a temporada 2025 da Natação brasileira, que é patrocinada pela Yakult do Brasil, Fluidra do Brasil e Arena. A Estácio e a Êxito Arte são apoiadoras da CBDA.