(Singapura, 16 de julho de 2025) O Polo Aquático brasileiro fez bonito no Mundial de Esportes Aquáticos de Singapura. O Brasil venceu o Canadá por 19 a 18, em partida válida pela terceira rodada do Grupo C, realizada nesta quarta-feira (16), e garantiu um lugar na próxima fase da competição.
+ Veja as fotos da seleção brasileira
+ Assista aos vídeos da seleção brasileira em Singapura
A seleção brasileira de Polo Aquático garantiu classificação para a próxima fase do Mundial em um jogo emocionante. O time comandado por Thiago Batista perdia a partida até os últimos segundos, quando conseguiu o empate em 11 a 11 e levou o jogo para os pênaltis. O Brasil foi mais eficiente e converteu oito cobranças. O Canadá converteu sete. A partida terminou em 19 a 18.
Lucas Andrade foi o destaque da partida com oito gols marcados, além de converter os dois pênaltis que cobrou.
Com a vitória, o Brasil termina na segunda colocação do Grupo C com cinco pontos e, agora, enfrenta a Grécia, terceiro lugar do Grupo D, na sexta-feira (18), às 8h10 (de Brasília).
Maratona no calor
Depois de ser adiada por duas vezes por conta da qualidade da água de Palawan Beach, em Sentosa, a Maratona Aquática do Campeonato Mundial foi, enfim, realizada. Os atletas, porém, sofreram com o calor que fez em Singapura nesta quarta. Os termômetros marcavam 31ºC no momento da prova feminina.
Ana Marcela Cunha se manteve no top-10 do mundo. Desde 2006 disputando Campeonatos Mundiais, a campeã olímpica e dona de 17 medalhas nesta competição terminou os 10 km na 6ª colocação (2:09:21.90). Viviane Jungblut terminou na 17ª colocação (2:14:17.40).

“A gente treina e faz tudo para que seja uma prova em que a gente busque o primeiro lugar. Sempre foi um sonho ganhar essa medalha de ouro nos 10 km. Eu bati (no pórtico) e foi um alívio. Estamos há 36 horas esperando essa prova. Estou contente e orgulhosa da minha prova e da minha trajetória. São quase 20 anos brigando por medalhas em Mundiais”, disse Ana Marcela.
No masculino, Luiz Felipe Loureiro sentiu o calor, mas conseguiu um resultado expressivo: 20º lugar em 2:03:34.20. Seu companheiro de clube e de prova, Matheus Melecchi, terminou na 28ª colocação (2:03:34.20).

As Águas Abertas voltam à tona em Singapura nesta quinta-feira (17), às 20h30 (de Brasília) e 23h, para os 5 km feminino e masculino, respectivamente.