Rio de Janeiro, 24 de setembro de 2025 – O Brasil estreou com força no Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos. No primeiro dia de disputas, entre Natação e Nado Artístico, foram conquistadas 27 medalhas, botando o Brasil no topo do quadro de medalhas da competição disputada no Parque Aquático Julio de Lamare. O Sul-Americano Juvenil vai até o dia 4 de outubro.
+ Veja as fotos da seleção brasileira
Na Natação, os jovens nadadores brasileiros deram show e garantiram 24 medalhas, sendo quatro com recordes de campeonato: Lucas Dé, nos 200m livre Juvenil A (1min50s03), e Guilherme Carvalho, nos 200m livre Juvenil B (1min49s94). Nos 100m peito, Kauã Carvalho bateu duas vezes o recorde da competição. Pela manhã, nadou para 01:01,34. Na final, baixou quatro centésimos e estabeleceu a nova marca. Além dos recordes, a Natação ainda brilhou em provas individuais e nos revezamentos, consolidando um início arrasador.

No Nado Artístico, o Brasil também fez bonito. Bernardo Barreto e Eduarda Mattos conquistaram as primeiras medalhas da modalidade, ambos na categoria Júnior, com a prata no solo masculino e no solo feminino, respectivamente. Na Equipe, o Brasil conquistou a medalha de bronze na rotina técnica da categoria Junior.

Com os resultados desta quarta-feira, o Brasil encerrou o primeiro dia do Sul-Americano Juvenil com um total de 10 medalhas de ouro, 9 de prata e 5 de bronze.
A competição segue nesta quinta-feira, novamente no Parque Aquático Julio de Lamare, no Rio de Janeiro, com entrada gratuita para o público.