27/01/2023
0
731

World Aquatics divulga novas regras para a Natação

Novos normas valem até 2025
World Aquatics divulga novas regras para a Natação

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

(Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2023) A World Aquatics, novo nome da antiga Fina, divulgou as novas regras para Natação. As novas regras já estão válidas e disponíveis em português no site da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. As novas determinações da World Aquatics valem até 2025. 

As principais mudanças foram nas provas de medley e de peito. No medley, a entidade especifica a interpretação do texto para a mudança do nado peito para o nado livre: “Deixar a parede nas costas durante a parte do nado livre é permitido, mas nenhuma ação de ondulação (ou golfinhada) é permitida até que o nadador tenha retornado além da vertical até o peito, ponto em que a ondulação pode começar”. 

No nado peito, a World Aquatics retirou a exigência que determinava que obrigava os nadadores a estarem com os braços no mesmo plano horizontal. A exigência para que as pernas também estivessem no mesmo plano também foi retirada.  

Outra mudança que merece atenção é para as tentativas de recorde mundial em provas fora do programa, como por exemplo "tentativas isoladas". Antes, era necessário fazer um pedido com três dias de antecedência. Agora, ela pode ser feita a qualquer momento, durante a competição, por exemplo. 

As novas regras completas e traduzidas estão aqui

Swimming-Rules-Explanatory-memorandum_clean

1_Swimming-Technical-Rules.03.01.2023_clean

REGRAS_NATACAO_WORLD_AQUATICS_2023_traduzidas_Port_CBDA

O_que_mudou_na_regra_natacao_World_Aquatics_2023

 

COMPARTILHE:
Deixe seu comentário
speedo

Veja Também

PATROCÍNIOS

Yakult
Fluidra
Speedo

PARCERIAS

Estácio
Êxito
blog bigmidia
swim channel

APOIADORES

logo comitê olimpico do brasil
logo CBC - Comitê Brasileiro de Clubes