19/04/2023

NOTA OFICIAL - POLO AQUÁTICO - CAMPEONATO MUNDIAL DE FUKUOKA

Veja a nota oficial
NOTA OFICIAL - POLO AQUÁTICO - CAMPEONATO MUNDIAL DE FUKUOKA

(Rio de Janeiro, 19 de abril de 2023) A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, por meio de sua diretoria de Polo Aquático, informa, oficialmente, que não participará do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, marcado para julho, em Fukuoka, no Japão. A decisão já foi informada à World Aquatics.

O planejamento da modalidade para 2023 não incluía, desde o início, a participação das seleções feminina e masculina no Mundial de Fukuoka. O principal objetivo das equipes de Polo Aquático para esta temporada é conquistar a vaga olímpica via Jogos Pan-Americanos, que serão disputados em Santiago, no Chile.

Por isso, a diretoria de Polo Aquático da CBDA dedicou parte do orçamento para treinamentos e jogos das duas seleções, que devem ser realizados no segundo semestre, na Europa, visando justamente os Jogos Pan-Americanos. O formato de disputa do Campeonato Mundial, no Japão, tomaria uma quantidade significante do orçamento e inviabilizaria as duas ações.

Vale lembrar que, neste ano, os dois Campeonatos Mundiais sub-20 serão realizados, e o Brasil enviará as duas seleções (masculina e feminina).

A diretoria acredita que, desta forma, a verba destinada à modalidade dentro da Lei Piva será melhor aproveitada visando o principal foco da modalidade: estar nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, e preparar a nova geração da modalidade para a disputa de eventos internacionais.

speedo