26/05/2023
0
325

Pela primeira vez em Recife e com mais de 450 atletas, Troféu Brasil de Natação começa nesta terça, em Recife

Competição definirá quatro seleções brasileiras e terá melhores atletas do país
Pela primeira vez em Recife e com mais de 450 atletas, Troféu Brasil de Natação começa nesta terça, em Recife

Foto: Satiro Sodré/SSPress?CBDA

(Rio de Janeiro, 26 de maio de 2023) O Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação - Troféu Brasil começa na próxima terça-feira (30). A principal competição da modalidade no país será disputada no Parque Aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, em Recife. Esta é a segunda vez que o Nordeste recebe este evento, que será organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e pela Federação Aquática Pernambucana. A primeira aconteceu em 1974, em Salvador. 

Este será uma das maiores edições de Troféu Brasil em toda a história. Com 66 clubes, oito países e um total de 468 atletas inscritos, a competição será a seletiva única para formar quatro seleções brasileiras para eventos internacionais: Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, Jogos Pan-Americanos, Campeonato Mundial Junior e para Universíade.

+ Veja o start list da competição

Neste ano, o Troféu Brasil receberá atletas dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Equador, Honduras, Kuwait, Paraguai, Peru e Uruguai. Para estes países, a competição é válida como índice para os Jogos Olímpicos de Paris. Para os brasileiros, os índices só serão válidos apenas na Seletiva Olímpica 2024.

+ Veja os critérios de convocação para o Mundial de Fukuoka

+ Veja os critérios de convocação para o Campeonato Mundial Jr

Dos 27 nadadores brasileiros que estiveram em Tóquio, 21 estarão em Recife. Destaque para Beatriz Dizotti, ouro na etapa de Barcelona do Mare Nostrum, Luiz Altamir, medalhista nas duas etapas do circuito, e Guilherme Costa, medalhista de bronze no último Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Budapeste. 

“Nossa expectativa é ter uma grande competição em Recife. É o nosso principal evento e fizemos de tudo para oferecer a melhor estrutura para que os nossos atletas busquem seus índices para chegarem às Seleções. Tenho certeza que teremos excelentes tempos e formaremos equipes fortes para os eventos internacionais”, disse Gustavo Otsuka, gerente de Natação da CBDA. 

“É uma grande honra para a Federação Aquática Pernambucana receber a principal competição de Natação da temporada. Tivemos grande apoio do Governo Estadual e Municipal, além de empresas locais para a realização desta grande competição. Com certeza será um evento que entrará para a história do esporte pernambucano”, completou Marcelo Falcão, presidente da FAP. 

Horários

O Troféu Brasil de Natação é dividido em eliminatórias pela manhã e finais à noite. As eliminatórias serão realizadas às 9h30 e as finais a partir das 18h. 

Transmissão

A competição terá transmissão do Canal Olímpico do Brasil, da CazeTV e da Bandsports.O Canal Olímpico do Brasil transmite todas as eliminatórias e finais. O Bandsports transmite as eliminatórias e finais com exceção das eliminatórias de sábado e domingo. A transmissão terá narração de Cacá Fernando, comentários de Alex Pussieldi e reportagem de João Barreto. A CazéTV transmite apenas as finais com narração e comentários próprios. 

Entrada no Parque Aquático

A entrada no Parque Aquático é gratuita e aberta a todos os públicos. 

COMPARTILHE:
Deixe seu comentário
speedo

Veja Também

PATROCÍNIOS

Yakult
Fluidra
Speedo

PARCERIAS

Estácio
Êxito
blog bigmidia
swim channel

APOIADORES

logo comitê olimpico do brasil
logo CBC - Comitê Brasileiro de Clubes