(Salvador, 22 de novembro de 2025) Candela Giordanino e Juan Manuel Morales Restrepo foram os vencedores das provas de 5 km, realizadas neste sábado (22), na etapa de Inema do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas, disputada na Base Naval de Aratu, em Salvador, na Bahia. A competição segue neste domingo com novas distâncias para todas as categorias.
+ Veja todos os resultados do Campeonato Brasileiro
No feminino, Candela Giordanino, do Grêmio Náutico União, levou a melhor em uma prova marcada por uma disputa acirrada com sua companheira de clube e campeã dos 10km, Julia Pereira. No sprint final, Julia chegou antes de Candela, mas errou a batida no pórtico e ficou com a segunda colocação. Carol Hertel terminou com a terceira colocação.
“Foi uma prova muito boa, com um mar muito tranquilo, diferente de ontem. Esta é Inema que conhecemos e gostamos. Foi uma prova excelente e estou muito feliz com a vitória”, falou Candela.

Entre os homens, Juan Manuel Morales Restrepo, do Minas Tênis Clube, fez uma arrancada final de tirar o fôlego para conquistar o título. O nadador esteve durante todo os 5 km no pelotão principal, mas sem liderar a prova. Nos últimos 30 metros, tomou a liderança e venceu a disputa. Leonardo Macedo, do Curitibano, e Lucas Davesac, do Itamirim/Novos Cielos, completaram o pódio.
“Foi uma prova muito difícil, mas eu treinei muito para isso. O Minas me ajuda muito todos os dias e é o melhor clube do mundo. Obrigado ao Minas e a todos que me ajudam todos os dias”, disse Juan.

As competições em Inema terminam neste domingo (23), com provas em mais distâncias. Serão definidos, neste domingo, os campeões gerais da temporada 2025 das Águas Abertas do Brasil.